Euripedes Dias

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Homenagem do Grupo de Jovens Firme com Fé ao Reverendíssimo Pe. Inácio


PADRE INÁCIO E OS 25 ANOS DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO
Na tarde de 1º de Maio de 1989, uma segunda-feira, em nossa cidade, Jandaíra/RN, com uma concelebração solene presidida pelo até então Arcebispo da Arquidiocese de Natal, o saudoso Dom Alair Vilar, criava-se a Paróquia de São José Operário. A primeira, em âmbito diocesano, a ter uma Matriz dedicada ao venerável Operário Patrono dos Trabalhadores, Pai Ilustríssimo do Menino Jesus. E para a árdua missão de ser o primeiro pároco o Reverendíssimo Padre Inácio de Loyola Bezerra.
Durante anos a Comunidade de Jandaíra pertenceu a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macau. O Padre Inácio, principal motivador e responsável em fundar a paróquia, renunciou o paroquiato de Macau em 1985 e veio residir em Jandaíra para assim poder esta junto do povo e animar os fieis para juntos construir o projeto.
Padre Inácio encontrou diversos desafios na recém criada paróquia. Teve um valoroso trabalho de missão e evangelização. Construi a Matriz, as capelas nas comunidades de Tubibal, Pedrinhas, Aroeira, Cabeço, Terra Santa, nas demais celebrava nos alpendres das residências. Construiu ainda a casa e o Centro Paroquial o qual homenageou Dom Alair Vilar.
Nos seus 13 anos de pastoreio o padre Inácio teve e tem uma influente e marcante parcela de favorecimento no crescimento e desenvolvimento religioso, cultural, econômico e social do povo Jandairense. Como ele mesmo diz: “ As famílias e as escolas foram os principais pilares das minhas primeiras evangelizações.” Com seu jeito amigo e paciente, o nosso primeiro pároco tornou-se mais que um sacerdote em meio ao povo, tornou-se verdadeiramente um membro das famílias. “Para mim ser padre, tinha que ser primeiro um membro das famílias, principalmente das mais pobres!” Já diz ele. Com seus sábios conselhos, conseguiu estruturar a paz familiar. Além de seu intensivo trabalho nas famílias, o Padre Inácio atuou de forma salutar na educação. Foi professor na Escola Estadual Profª  Maria da Conceição Messias e na Escola Municipal Prefeito José Maria dos Santos, ministrando as disciplinas de Frances, Ensino Religioso, Psicologia, entre outras.
A importância do sacerdote na Igreja é considerável. É uma função eclesial relacionada à paternidade, por isso a palavra padre=pai, para designar o sacerdote. É homem da Palavra e da Oração, da Eucaristia: homem de Deus. Na Igreja o sacerdote, colaborador do Bispo, exerce a função do pastor, aquele que cuida, nutre e serve, a exemplo de Jesus Cristo que “amou a Igreja e se entregou por ela” (Ef 5, 25). Na nossa sociedade o padre tem, por vários fatores, inclusive históricos, um papel relevante. E o padre Inácio foi o primeiro a demonstrar esta importância em nossa cidade.
Em tempos dificies, como a seca ou as enchentes, o nosso amado padre sempre esteve perto dos que necessitavam. Com os retirantes dos abalos em João Câmara, estendeu as mãos e deu assistência a todos.
Nos sacramentos da Igreja, Padre Inácio ministrou inúmeros batizados, casamentos, primeira eucaristia. Criou inúmeras pastorais como o Grupo de Oração Maria Mãe, o Grupo de Jovens, Pastoral do Dizimo, ministérios de músicas, entre tantas outras.
Ao sair de Jandaíra, ele deixou um grande legado de importantes ensinamentos. Foi um Pai, um amigo, um membro de cada família Jandairense. Hoje comemoramos 25 anos de fundação e temos muita história pra contar. Em torno de nossa história temos 6 sacerdotes: O amada padre Inácio, Edilson Nascimento, Flavio Herculano, Robson Nascimento, Lenílson das Chagas, João Paulo Costa. Redemos graças ao bom Deus. “25 anos de fé, seguindo Jesus Eucarístico com São José!”  
(Texto: Semin. Antônio Aguiar)

Um comentário: