Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Contra fantasmas, só mesmo o governo “eterno do PT”


Por Josias de Souza
Ao informar na televisão que trava uma batalha contra “fantasmas”, o PT ficou desobrigado de apresentar argumentos para que Dilma Rousseff fique mais quatro anos no Planalto. Neste sábado, a própria presidente sacudiu os lençois dos “espectros fantasmagóricos” que querem roubar “as conquistas dos brasileiros”. Ela não deu nome às assombrações. Não é necessário. Fantasmas são como bruxas. Para identificá-los, basta esticar o dedo indicador e acusar: são fantasmas!
Numa democracia, a alternância no poder funciona como corretivo para a falibilidade humana. Mas quando a pessoa que preside o país não está sujeita à condição humana, o mecanismo se transforma num estorvo para o governo eterno. Se as alternativas à felicidade são almas do outro mundo, aí mesmo é que qualquer discussão se torna inócua. O PT é o partido mais extraordinário que o PT já viu no poder. Deu certo. Por que só 12 anos? Ou melhor: Por que impor limites à perfeição?
Num encontro com a juventude socialista do PCdoB, Dilma enfatizou que é preciso ficar “atento”. Recomendou que plateia grude “um olho no futuro” e “outro olho no passado”. É para “evitar que espectros fantasmagóricos tentem voltar com as ameaças às conquistas dos brasileiros”, ela esclareceu.
Dilma notou já tem alma penada na praça falando em “medidas impopulares”. Que significam “arrocho salarial, desemprego e recessão”. Que resultam “na redução de direitos que o povo e a Nação conquistaram com muito esforço.” Por sorte, o país dispõe de Dilma.
“Eu não fui eleita para desempregar o trabalhador, a trabalhadora”, ela declarou, em timbre raivoso. “Não fui eleita para colocar o país de novo de joelhos. Não fui eleita para acabar com a política industrial do país. Não fui eleita para privatizar empresas públicas.  Não fui eleita para varrer a corrupção para baixo do tapete ou engavetar, como era a prática anterior.”
A política industrial do país, que se resume a dar dinheiro barato do BNDES a empresas “campeãs” não deu muito certo. Mas Dilma não tem nada a ver com isso. A Petrobras encontra-se rendida aos interesses privados de políticos patrimonialistas. Mas Dilma, naturalmente, não tem nada a ver com isso também. A Operação Lava Jato transforma petróleo em lama. Mas o que Dilma tem a ver com isso?
Dilma é o futuro. “Fizemos muito”, ela declarou, sob ovação dos jovens socialistas. “E agora, tenho certeza que vamos fazer muito mais, porque o único rumo possível para o Brasil é avançar sempre em direção ao futuro de mais igualdade, de mais oportunidade e, sobretudo, de um país desenvolvido e rico. É o que todos nós queremos, porque nós sabemos que, para trás, nós não vamos nem para ganhar impulso.”
Nesse contexto, fica muito claro: a condição para o futuro radioso é a recondução de Dilma. Seria uma tolice sacrificar o interesse nacional com uma futilidade democrática como a alternância no poder. Os fantasmas podem alegar que há risco de despotismo. Bobagem. Como chamar de autocrático um governo que começou com Lula, migrou para Dilma, pode voltar para Lula e ainda retornar à boa gerência de Dilma?
As pesquisas indicam que 70% do eleitorado quer mudanças. Sinal de que o brasileiro ainda não está preparado para o sucesso. Nada que o tempo não possa corrigir. Se o eleitor mantiver Dilma até 2018, ela provará que não é dessas que querem o poder pelo poder. Se o povo eleger e reeleger Lula até 2026, ele oferecerá definitivas demonstrações de altruísmo. Se, depois, o povo assegurar mais oito anos a Dilma, até 2034, aí mesmo é que o Brasil verá o que é desprendimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário