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A Arena das Dunas, em Natal, continua sendo a obra mais atrasada para a Copa do Mundo de 2014. No último balanço oficial, divulgado em dezembro do ano passado, 50,64% da construção estava concluída. A 500 dias do Mundial, o consórcio responsável e o Governo do Rio Grande do Norte garantem que não há motivos para preocupação, uma vez que o andamento está dentro do cronograma da Fifa.
Finalizada toda a parte de fundação, a montagem da superestrutura dá a sensação de uma evolução mais rápida para quem passa pela BR 101, em frente ao canteiro de obras. O anel inferior de arquibancadas está praticamente fechado. Faltam interligar apenas os setores Nordeste e Sudeste. Toda a parte de instalações já foi inciada. Por trás de cada setor é possível ver dutos para ar condicionado e instalações elétricas e hidráulicas.
O setor Oeste é o grande foco das atenções do estádio. Nele ficarão os camarotes - 12 no primeiro nível e 28 no segundo -, vestiários, zona mista, cabines e a sala de imprensa, além de toda a parte administrativa do estádio. O nível 2 de arquibancada, que compõe a parte mais alta da construção, está adiantado. A previsão é que até abril se inicie a montagem da cobertura.
A obra, hoje, conta com pouco mais de 1.500 colaboradores, que trabalham em frentes diferenciadas, mas simultaneamente em quatro turnos, 24 horas por dia. Com a liberação do kartódromo de Natal, será aberta uma nova frente de trabalho para dar início à terraplanagem do futuro estacionamento da Arena das Dunas, com capacidade para 2.700 veículos, sendo 557 cobertas, no interior do estádio.
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A obra está bem adiantada porque ultrapassamos 50% neste mês. É um número bom, que gera conforto, mas não significa que devemos relaxar. Em dezembro haverá visita da Fifa e queremos surpreendê-los mais uma vez - disse o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, ao GLOBOESPORTE.COM.
A Arena das Dunas vai receber quatro jogos durante a Copa do Mundo de 2014. Orçado em R$ 417 milhões, segundo o Ministério dos Esportes e do Tribunal de Contas da União, e com capacidade para 42 mil espectadores, o estádio potiguar deve ficar pronto em dezembro de 2013.
Segundo a Infraero, o aeroporto Internacional Augusto Severo passou por uma obra de requalificação e ampliação recentemente e recebeu novas salas de embarque e desembarque, nova área de check-in, espaço multibanco, fraldário e as lojas foram realocadas, com intuito de aumentar o espaço e o conforto para a circulação de pessoas nas áreas comuns. Foram instalados dois novos elevadores e uma escada rolante, além de reparos feitos nos equipamentos já existentes. Com isso, a capacidade do Augusto Severo passou de 4,2 milhões de passageiros para 5,8 milhões por ano.
Já a concessionária Inframérica promete inaugurar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, em abril de 2014. O grupo está investindo R$ 405 milhões. Obras na estrada que dá acesso ao empreendimento serão iniciadas depois do carnaval. Com o georreferenciamento em andamento, o próximo passo será o decreto das desapropriações.
Se o término das obras preocupa, o setor hoteleiro, que nunca foi problema, continua avançando. A recomendação da Fifa era que cada cidade-sede dispusesse de 14 mil leitos, mas Natal tem hoje 27.490, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Turismo.
Com o "turismo de sol e mar" forte, o Rio Grande do Norte dispõe da rede hoteleira de suas cidades litorâneas, como Extremoz, Parnamirim, Touros, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, onde fica a famosa Praia da Pipa. Somados aos hotéis, resorts, pousadas e albergues que ainda estão em construção, o estado tem um número suficiente de meios de hospedagem para receber turistas, como os mais de 2,5 milhões que visitaram o estado em 2012.
Muitos se perguntam como quatro partidas em uma Copa do Mundo podem mudar a realidade de uma cidade-sede. Os especialistas explicam que não se pode pensar apenas nos jogos e, sim, em toda a estrutura que é montada para recebê-los.
- Avançaremos em muitos aspectos: segurança, mobilidade urbana, tecnologia... Mas o maior legado para a cidade é a exposição que teremos para o mundo inteiro. Uma cidade turística como a nossa precisa saber aproveitar isso - declarou o titular da Secopa, Demétrio Torres.
Ainda de acordo com Demétrio, a segurança vai melhorar porque equipamentos de ponta estão chegando à capital potiguar. Serão mais de R$ 80 milhões em investimentos nessa área, sem custos para o estado. Além disso, o executivo estadual garante que a ampliação do porto será concluída a tempo, e até o segundo semestre será lançado o edital de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A drenagem de Natal é de responsabilidade da prefeitura, mas os recursos, estimados em R$ 150 milhões, provêm do Governo Federal.
A saúde continua a ser um dos maiores problemas do estado. Superlotação, falta de médicos e leitos de UTI, desabastecimento de unidades de saúde e categorias em greve compõem o cenário de um setor que está há seis meses em estado de calamidade pública e sem perspectiva de melhorias.
Algumas obras de mobilidade urbana, como a da Avenida Engenheiro Roberto Freire, principal corredor turístico da cidade, não saíram do papel. Segundo o secretário, por precaução. O governo temeu que os prazos não fossem cumpridos e preferiu não incluí-las na Matriz de Responsabilidade da Copa, para não perder os recursos.
G1/RN
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