Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2020

Paciente diabética e hipertensa de 63 anos é 1ª morte por coronavírus no RJ.



Hospital municipal Luiz Gonzaga, em Miguel Pereira Foto: Reprodução

O Estado do Rio de Janeiro teve a primeira morte oficial confirmada pelo novo coronavírus. A Secretaria de Saúde e a prefeitura de Miguel Pereira, no Sul Fluminense, informaram, na manhã desta quinta-feira, que a vítima é uma mulher de 63 anos. A idosa apresentava comorbidades e fazia parte do grupo de risco para a Covid–19. Mais cedo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que a morte de um idoso de 69 anos na cidade foi por coronavírus. Esse óbito ainda não entrou na estatística oficial do estado, pois ainda se aguarda o resultado da contraprova para confirmação.

A vítima de Miguel Pereira era diabética e hipertensa e apresentou sintomas no dia 15, domingo. A mulher deu entrada em uma unidade de saúde do município no dia seguinte, apresentou piora no quadro e veio a óbito na última terça, mesmo dia em que o material chegou para a análise do Lacen. Ela teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.

– Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo – lamenta o governador Wilson Witzel.

Na terça-feira, a prefeitura de Miguel Pereira divulgou pelas redes sociais a morte de uma mulher, de 63 anos, com sintomas da Covid-19 em um hospital da cidade. A paciente trabalhava na capital do Rio de Janeiro e esteve em contato direto com sua empregadora, que chegou da Itália e testou positivo ao Covid-19. A idosa deu entrada no Hospital Municipal Luiz Gonzaga já em quadro grave, vindo diretamente de seu ambiente de trabalho para a unidade de saúde.

Caso em Niterói ainda não está na estatística oficial

Sobre o resultado do exame e um caso em investigação de Niterói, o material deu entrada nesta quarta-feira no Laboratório Central Noel Nutels e está sendo analisado. Nesta manhã, o prefeito da cidade, Rodrigo Neves, informou que a morte de um idoso de 69 anos na cidade foi por coronavírus.

O paciente morreu na noite de terça-feira no Hospital Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A viúva está internada na mesma unidade de saúde e apresenta quadro de saúde estável.

– Ao que tudo indica, o exame aponta para o coronavírus. Ainda será feita a contraprova, mas infelizmente é o que tudo indica. Essa pessoa contraiu o vírus de um enteado, que viajou ao exterior. O primeiro exame deu positivo. As autoridades vão esclarer isso – disse o prefeito em entrevista ao “Bom Dia Rio”.

O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, afirmou que o resultado da contraprova vai demorar alguns dias. Até o momento, Niterói tem cinco casos confirmados de coronavírus.

Casos confirmados

Até quinta–feira, 19, o Estado do Rio registra 64 casos, distribuídos nas seguintes cidades: Rio de Janeiro (55), Niterói (6), Barra Mansa (1), Miguel Pereira (1) e Guapimirim (1).

O Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário