Páginas

domingo, 22 de março de 2020

CONTRA MÃO: BOLSONARO CRITICA GOVERNADORES NO COMBATE À COVID-19 E CHAMA DORIA DE ‘LUNÁTICO’.



Governador decretou quarentena em SP ‘Querem crescer’, afirmou Bolsonaro, ‘Estão fazendo 1 clima de terror’, diz Presidente: Saúde não terá colapso


O presidente Jair Bolsonaro criticou em entrevista à CNN Brasil na noite deste sábado (21.mar.2020) as medidas tomadas por governadores para combater o novo coronavírus. O chefe do Executivo, atacou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o chamou de “lunático”.

“É 1 lunático. Está fazendo política. Está se aproveitando desse momento para querer crescer politicamente. […] Medidas que esse governador tem tomado, como outros pelo Brasil, extrapolam”.

Na tarde deste sábado (21.mar), Doria decretou quarentena em todo o Estado de São Paulo a partir de 3ª feira (23.mar).

Além de Doria, outros governadores do país anunciaram medidas mais restritivas para o combate ao coronavírus. “Eles estão fazendo um clima de terror. Isso leva a depressão”, afirmou o presidente.

Bolsonaro acusou alguns mandatários, citando nominalmente Wilson Witzel (Rio de Janeiro) e João Doria (São Paulo), de se aproveitarem da pandemia para crescerem politicamente. “Esses governadores dizem que eu não tenho liderança. Digo a esses governadores: ‘as eleições de 2022 estão muito longes’”, disse.

Segundo Bolsonaro, a dose excessiva de remédio pode se tornar 1 veneno. “O Rio, por exemplo. Os aeroportos são usados para trazer gente do Brasil para cá, trazer insumos para cá, você continuar atendendo quem precisa de 1 transplante de órgãos.”

Ele chamou governadores de irresponsáveis e relacionou às medidas estaduais ao aumento do desemprego.

A entrevista veiculada pela CNN teve 1 problema técnico: o áudio do microfone do repórter não foi captado como deveria, assim as perguntas ficaram praticamente inaudíveis. A reportagem também não foi legendada para minimizar o problema.

“GRIPEZINHA”
Bolsonaro também foi questionado sobre declaração na 6ª feira (20.mar) em que chamou a covid-19 de “gripezinha”.

O presidente justificou-se e afirmou que a declaração valeria apenas para ele mesmo. Disse que, depois da facada que recebeu em 2018, “está tranquilo para qualquer coisa”.

O chefe do Executivo, no entanto, sem apresentar dados, voltou a afirmar que o novo vírus “não será nada” para maioria das pessoas. “Para mais de 60% dos brasileiros, não será nem uma gripezinha.”

Questionado sobre o trabalho do ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Bolsonaro afirmou que, em 1 primeiro momento, “estava achando que ele [Mandetta] estava exagerando”.

O presidente também afirmou que, no momento, não fará 1 novo teste para o coronavírus. E disse que “jamais mentiria” sobre o resultado de seus exames. Os dois anteriores deram negativo para a doença.

Bolsonaro negou que o sistema de saúde do país entrará em colapso. A possibilidade havia sido mencionada por Mandetta em entrevista na tarde de 6ª feira (20.mar).

CLOROQUINA: “MUITO CONFIANTE”
O presidente voltou a afirmar que está “confiante” com pesquisas que relacionam avanços no tratamento da covid-19 à cloroquina, medicamento usado para tratar malária.

“Existe a possibilidade, sim, de que o reoquinou seja eficaz para tratar os portadores de covid-19. Temos que nos antecipar a isso. […] Temos bastante. O custo é extremamente barato. Nos queremos que, uma vez confirmado, nos possamos distribuir para todos os infectados esse remédio”.

Mesmo com pesquisas que levantam a possibilidade, ainda não há indícios suficientes da eficácia do medicamento contra ao novo coronavírus.

Sem comentários:

Enviar um comentário