Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Jandaíra: Prefeitura emite NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre os cortes de energia dos prédios públicos do município e sobre denuncia de atraso do socorro aos baleados na zona rural.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Foi com indignação e surpresa que a Prefeitura de Jandaíra tomou conhecimento do corte no fornecimento de energia elétrica em 10 prédios públicos, entres eles as escolas municipais e poços de alguns distritos, efetuados na manhã de ontem (26), mesmo com todos os pagamentos em dia do período de 01/01/2017 á 27/08/2019.

Em total situação de ilegalidade e desrespeito ao povo Jandairense, pois a suspensão do fornecimento de energia elétrica por inadimplência de órgão público não pode atingir unidades essenciais: hospitais, pronto-socorros, escolas, creches, fontes de abastecimento d’água, iluminação pública e serviços de segurança pública. A prefeitura repudia a postura adotada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), tendo em vista que a divida acumulada são de períodos que correspondem a 2001 à 2016.  

A Prefeitura Municipal de Jandaíra informa também que não ficou inerte a situação em que foi colocada, acionando a Assessoria Jurídica deste órgão, afim de reparar os danos e transtornos causados a população dessas comunidades e o serviço público.

A Cosern tem com a Prefeitura de Jandaíra uma ação ajuizada, onde a prefeitura aparece como ré, por representação de uma dívida acumulada de mais R$ 1.6 milhões, referente aos últimos anos, por falta de pagamento, um dos pontos que motivou a suspensão do fornecimento.

Acerca das inverdades postadas pelo blog o Xerife, no dia (26), informamos à imprensa comprometida com a verdade, que apura os fatos antes de fazer posts em seus respectivos blogs, e a população em geral, que de acordo com os registros de atendimentos de urgência realizados na noite do último domingo (25), em momento algum houve demora por mais de uma hora nos procedimentos de socorro às vítimas baleadas no Assentamento Guarapes, localizado na zona rural do município, uma vez que o comunicado foi recebido às 20hs06min., e que o motorista da ambulância às 20hs10min., procurou reforço policial, a pedido dos próprios moradores da localidade, e que às 20hs30min., chegou ao local, finalizando com atendimento médico e encaminhamento ao hospital Walfredo Gurgel, na capital do Estado, em Natal. Podemos observar que do recebimento da solicitação até o encaminhamento para o hospital, obedecendo os procedimentos padrões médicos, teve um intervalo de 24 minutos.

Informamos, ainda, que segundo o levantamento realizado pelo Conselho Federal Medicina (CFM), considerando os valores aplicados pelos gestores municipais com recursos próprios em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), declaradas no Sistema de Informações sobre os Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), do Ministério da Saúde, o município de Jandaíra teve no ano de 2017, um aumento de quase 50% nos investimento na área de Saúde, comparada com o ano de 2016. O levantamento mostra, que a prefeitura de Jandaíra investiu o valor de R$ 418,19 em saúde pública por habitante, totalizando um investimento de mais de 2 milhões de reais, sendo que foi investido 1 milhão a mais comparando ao ano de 2016, que coloca o município acima da media nacional. Trazendo a dados atuais, o município de Jandaíra nestes últimos 6 meses do ano de 2019, já investiu 18,91% da receita proveniente da arrecadação dos impostos na área da saúde, totalizando mais de 1,7 milhões. 

Diante do exposto, se faz necessário esclarecer à população que não houve nenhuma negligência por parte do Poder Público Municipal. Não compactuaremos com essa tentativa de mau uso de sites, grupos em app de conversas e redes sociais que visam a desmoralização de quem tanto vem fazendo para o desenvolvimento do nosso município. 

O trabalho e a luta continuarão em prol do desenvolvimento com justiça e igualdade social e, para tanto, é desejo, acima de tudo, a união de todos que amam Jandaíra. 

Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário