Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Premiado pelo Unicef, Guamaré prepara a VI Semana do Bebê.

Iniciativa do Selo UNICEF como estratégia de Mobilização Social em prol da primeira infância, a Semana do Bebê tem rendido bons resultados para a política de assistência a primeira infância no município de Guamaré. A cidade detém o Selo Unicef, conquistado na edição 2013/2016.
Desde 2013, Guamaré vem realizando a Semana do Bebê, após a adesão ao Selo Unicef.  “Nós entendemos que esse investimento assegura às crianças um futuro mais pleno e saudável, além de garantir-lhes o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente: direito à proteção, à saúde, à educação de qualidade”, destacou o prefeito Hélio Willamy.
A primeira infância é definida como o período que vai do nascimento até os seis anos de idade, etapa crucial para o desenvolvimento incondicional de meninas e meninos. Através do reconhecimento nas II e III Mostras Internacionais das Semanas do Bebê – 2014 e 2016, respectivamente, Guamaré estabeleceu diretrizes que norteiam as ações de todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a primeira infância no município.
“É nesta perspectiva que Guamaré realiza sua V Semana do Bebê, tendo por base a execução do Programa de Atendimento na Primeira Infância – PAPI, fruto das três primeiras edições das Semanas do Bebê, e idealizado no Plano Municipal da Primeira Infância – PMPI. O PAPI foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Guamaré”, ressaltou a Secretária de Assistência Social no município, Marisa Rodrigues.
A V Semana do Bebê terá como tema: “O Papel da Sociedade no Desenvolvimento da Primeira Infância”, e subtema: “A construção da cidadania nos primeiros 1000 dias de vida”, e será realizada em duas importantes etapas: a primeira acontece no final de setembro e início de outubro, com a realização do Pré-evento, também chamado de Mobilização. “É o momento que as Secretarias fins, ou seja, aquelas diretamente envolvidas com as atividades do evento, em conjunto com a Comissão Executiva da Semana do Bebê, Secretarias parceiras e entidades da sociedade civil, que atuam como apoiadoras, anunciam em todo o município através de atividades externas e internas que o evento está para começar”, acrescentou Marisa Rodrigues.
A segunda etapa se dará nesse mês de outubro, conforme preconiza a Lei Municipal Nº 609 de 2013, impreterivelmente entre os dias 06 e 12 de outubro. Nesta fase, as Secretarias fins realizam atividades durante toda Semana com o público alvo: criança até 06 anos (Primeira Infância), gestantes e seus familiares. O objetivo principal é fortalecer os vínculos afetivos e comunitários.

Sem comentários:

Enviar um comentário