Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Guamaré realiza ações Intersetoriais de mobilização para VI Semana do Bebê.

PALESTRA LÚDICA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dando continuidade à Mobilização da VI Semana do Bebê, foi realizada, na manhã desta última terça-feira (02/10), uma palestra lúdica sobre Alimentação Saudável na Escola Municipal Pedro Guilherme, em Lagoa Doce. A atividade foi voltada para alunos de até seis anos, e foi conduzida pelas nutricionistas Carolina Santos e Ruth Alves, do Departamento de Nutrição da SME, e pela Pastoral da Criança.
A palestra contou com diversos momentos de aprendizagem, tendo como objetivo a alimentação saudável e o conhecimento dos seus próprios hábitos alimentares. A Pastoral da Criança iniciou falando sobre a importância de comer bem e conhecer os alimentos, em seguida, os alunos participaram a atividade “Semáforo dos Alimentos”, elaborada pelas nutricionistas, com finalidade de auxiliá-los a distinguir e classificar sua comida em categorias, de acordo com suas propriedades nutricionais.
Tais informações são muito importantes para ajudar as crianças, desde cedo, a fazerem escolhas alimentares adequadas, contribuindo para o seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Por fim, elas tiveram acesso à manipulação de pão pizza e espetinho de frutas. Também provaram suco verde, suco de melancia e brigadeiro feito de macaxeira, servido e aprovado por todos. Essa atividade destacou importância de se consumir frutas e verduras, além de evitar o consumo excessivo de doces, gordura saturada, alimentos ultra processados e sal.
PALESTRA LÚDICA SOBRE HIGIENE BUCAL
Na tarde desta mesma terça (02/10), a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação realizaram a palestra lúdica sobre Higiene Bucal, no Centro de Educação Infantil Luiza Ferreira de Morais, em Lagoa Seca. O momento foi conduzido pelo Dentista João Marcos, e participaram da atividade crianças de até seis anos matriculadas na Escola Municipal Monsenhor José Tibúrcio e no CEI Luiza Ferreira de Morais.
A palestra teve como objetivo incentivar os alunos à prática diária da higiene bucal, estimulando o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis. A proposta surge da necessidade de promover ações de educação preventiva e curativa, bem como inseri-las no cotidiano familiar, informando a todos sobre a importância preventiva da saúde bucal, além da melhoria na qualidade de vida das crianças. Durante o momento, foi demonstrado como deve ser feita a escovação correta e, por fim, foi entregue um kit de higiene bucal e aplicado o flúor nos pequenos.
SuperAÇÃO
Também na tarde desta terça (02/10), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou o último Ciclo de Palestras SuperAÇÃO, com o tema: ESPORTE INCLUSIVO – uma possibilidade ou uma ação diária na prática docente, através da modalidade do Atletismo. O evento contou com a participação de 70 pessoas, entre profissionais do Esporte, da Educação, e pessoas com deficiência do município.
No momento de vivência da atividade, o público pôde conhecer sobre as provas de arremesso de peso, arremesso de disco, prova de velocidade para deficientes visuais, prova de velocidade para amputados de membros superiores, e o lançamento de dardo para deficientes visuais. Ao vivenciar as provas do Atletismo, os participantes puderam demonstrar suas potencialidades em cada prova, provando que o corpo tudo pode e que a todo instante se supera.
No segundo momento, o palestrante Prof. Elmir Henrique Silva Andrade, mestrando da UFRN, partilhou com os profissionais sobre as possibilidades e potencialidades dentro do Atletismo para a inclusão da pessoa com deficiência, onde eles puderam expor sua visão sobre o processo inclusivo e citar avanços exitosos neste sentido.
Por fim, foi entregue certificado aos profissionais que se dedicaram ao longo do Ciclo de Palestras do SuperAÇÃO, que compõe uma das ações estratégicas do Selo UNICEF.

Sem comentários:

Enviar um comentário