Páginas

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Fique por dentro da sessão plenária da Câmara de Vereadores de Jandaíra, abertura do segundo período é marcada por intenso debate, saúde foi o foco.




Retomada das sessões da Câmara de Vereadores de Jandaíra teve na ordem do dia o projeto de Lei Nº 12/2017 que altera a lei municipal Nº 347/2013 que trata da estrutura do Conselho Municipal de Assistência Social e o encaminhamento da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2017. Após a leitura do projeto de Lei e da LDO pelo Primeiro Secretário, Roberto Mendes, o presidente da casa, Severino Matias Filho, encaminhou ambos para a Comissão de Constituição e Justiça.

No grande expediente teve inicio pela fala do vereador Tércio Câmara parabenizando a gestão da prefeita pelo o inicio da obra de iluminação pública do loteamento Severino Matias de Melo, próximo ao parque de vaquejada. A obra foi uma reivindicação da casa, através de requerimento em sessões anteriores do vereador Tiago Aguiar e dos demais vereadores e alvo de denúncias da população em blogs da região e do município.

O vereador José Joilson (PSD) cobrou informações sobre a contratação do veterinário para município e a construção da estrada de Santa Inês. A contratação do veterinário tem o objetivo de atender a inspeção sanitária sobre tudo do matadouro público, já foi alvo de cobrança do vereador a mais de dois meses e até agora nada resolvido, já a estrada também já foi alvo de requerimento do vereador Tiago Aguiar a mais de mês, na época o líder da prefeita, vereador Ricardo Paulino afirmou que dentro de poucos dias a obra teria inicio, mas também ainda não teve inicio. Ricardo Paulino esteve ausente na sessão de ontem por falecimento de uma pessoa da família e neste caso não teve posição sobre as cobranças do vereador Joilson.

O vereador Tércio levantou a preocupação sobre o uso das estradas vicinais do município pelas empresas de energia eólica e não dão contra partida de recuperação das mesmas, o vereador sugeriu que o presidente da casa convoque os engenheiros da TSK e GMC (empresas que atuam na área de implantação dos parques próximos as comunidade de aroeira, Santa Terezinha e Fazenda Baixa do Feijão. O vereador Roberto Mendes (PRB) lembrou ao vereador Tércio que a preocupação que o colega Tércio levanta está dentro do debate da rediscussão da Lei de 2012 e que está esperando da prefeita uma posição do debate realizado no primeiro período, segundo o mesmo a prefeita passou a informação que está esperando uma análise do jurídico sobre o assunto, o vereador lembrou que além da discussão da mão de obra local em no mínio 30% do município também inclui a discussão da recuperação das estradas e outros pontos.

O vereador Roberto Mendes aproveitou a prefeita e a secretaria de esportes pelo o inicio da recuperação da quadra da comunidade de Aroeira, fato cobrado por ele mesmo nas sessões do primeiro período, o vereador ressaltou que assim como cobrou também ressaltava a importância de parabenizar a gestão pelo inicio das obras e que esse é o papel do vereador, reivindicar melhorias para todos os públicos, esportistas, trabalhadores rurais e outros seguimentos da sociedade jandairense.

Mas o vereador Gilvanir (PMDB) levantou um grande debate sobre a questão da saúde na comunidade de Tubibal. O vereador ressaltou que há em Tubibal uma parcela da população que não tem condições de vim fazer um exame em Jandaíra ainda que a Secretaria de Saúde disponibilize esse serviço e que é preciso colocar a disposição da comunidade o transporte para esse tipo serviço essa parcela da população de Tubibal ficará sempre a margem e sem ter acesso porque estão abaixo da linha da pobreza.

O vereador Ivanaldo Alexandre (PMDB) concordou com o vereador Gilvanir que realmente a prefeitura terá que botar o carro e afirmou que na gestão passada não havia médico, a atual colocou, está dando o remédio, mas não tem o carro e a situação dos moradores de Tubibal a situação realmente não tão fácil quanto outras comunidades que ficam as margens da BR.

O vereador Gilvanir ainda usando da palavra ressaltou que a gestão precisa fazer pelos mais pobres porque se fizer as coisas pensando em quem já tem condições sempre vai ficar uma bolsa de quem mais precisa e uma gestão tem que olhar para quem mais precisa. O vereador ainda denunciou que falta determinados medicamentos na farmácia do hospital, citando um exemplo de uma senhora de Tubibal que não teve acesso a um antibiótico medicado.

O vereador Raimundo Farias (PMDB) relatou um caso de uma pessoa da comunidade de Aroeira que a pedido do ex-prefeito Fábio Marinho tentou articular um dermatologista, mas segundo o mesmo não era o caso porque a pessoa em questão tinha um ferida na cabeça e necessitava de cuidados da equipe local, seja o médico ou um enfermeiro. O vereador Tércio afirmou que muitas vezes a falta do encaminhamento correto dos serviços é em 60 a 70% culpa de algumas pessoas que vão para o atendimento e no caso específico da pessoa citada pelo vereador Raimundo era um exemplo de pessoa que não cuida do ente familiar.

O vereador Joilson lembrou que tudo que acontecer agora não dar pra está lembrando da gestão passada porque ele não ia lembrar do que houve de erros de 20 ou 30 anos passados. Ressaltou que na terceira sessão do inicio da legislatura já lembrou da importância do transporte de apoio para a comunidade de Tubibal e que com todos os problemas da gestão passada havia um transportes para tudo e todas as horas ainda acrescentou dizendo que na gestão passada nunca faltou médico como havia o vereador Ivanaldo ressaltado até porque o médico que atende hoje é do mesmo programa mais médico que por sinal a um mês e trinta e cinco dias não tem médico porque o médico saiu de férias e não foi outro no lugar (na verdade as férias fez um mês e cinco dias no sábado) e foi regularizado essa semana.

Retomando a palavra o vereador Givanir afirmou, “o papel do vereador é de fiscalizar e reivindicar e sempre vai haver o contraditório dos colegas e respeito qualquer opinião, a coisa mais salutar da democracia é o contraditório e não uma palavra só, tem que ter o debate, porque é do debate que sai decisões”.

O vereador Raimundo Faria lamentou aos colegas da casa que tinha sido proibido pelo diretor do hospital de entrar nas dependências da unidade de saúde do município, assim como qualquer cidadão estava proibido.

O vereador Roberto Mendes fez uma fala reflexiva sobre o atual momento político que passa o país, que as pessoas estão desacreditada nas figuras públicas, que não há nada que não possa ser melhorado e que se sente muitas vezes envergonhado de ser uma figura politica dos dias atuais, mas que é preciso. Parabenizou o vereador Gilvanir, e ressaltou que a democracia deve ser valorizada acima de qualquer coisa e que agradece a Deus e ao povo por ter dado a oportunidade de está na casa, mas lamentou que a verdadeira massa, ou seja, o povo deveria acompanhar mais o debate da casa, deveria está mais nas sessões.

Ao final o vereador e presidente da casa, Severino Matias Filho se solidarizou com o vereador Raimundo e afirmou que isso é inadmissível, que o vereador como agente público fiscalizador tem o direito de entrar em qualquer repartição pública, seja numa unidade de saúde, numa escola e etc. O presidente ainda ressaltou de acordo com a fala do vereador Roberto mendes que de fato todos os vereadores sabem seus papais, mas muita gente não sabe o papel de um vereador e pensam que o papel do vereador é dar as coisas, telha, tijolos e etc.

Ao final o presidente proclamou avisos corriqueiros da casa e deu por encerrada a sessão.

NOTA DO BLOG DO JOCELINO DANTAS

Esse trabalho tem o objetivo de levar um breve resumo escrito aos nossos leitores e de modo especial os jandairenses sobre o que acontece nas sessões da Câmara, ou seja, quais as falas dos vereadores, suas posições e pensamentos. 

Isso deve servir de reflexão para que o eleitor possa avaliar e acompanhar o vereador com quem votou.

A partir dessa sessão iremos postar também os áudios na integra, onde além do texto você terá a opção de acompanhar através dos áudios. 

Postado por JOCELINO DANTAS 

Sem comentários:

Enviar um comentário