Páginas

sábado, 12 de agosto de 2017

CRAS DE GUAMARÉ PROMOVE AÇÕES EM ALUSÃO SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO.

Como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada entre os dias 1º e 8 de agosto, a Prefeitura de Guamaré por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou uma atividade alusiva a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), fruto de uma iniciativa entre as equipes técnicas da UBS e do CRAS de Baixa do Meio.
Durante a programação, ocorreram orientações com profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, odontologia e assistência social, que abordaram a importância do aleitamento e seus benefícios, do fortalecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e acerca dos cuidados com a higiene bucal pelas dentistas Jéssica e Juliana.
Alimentação saudável
A orientação do público alvo para uma alimentação saudável a base de frutas, verduras e cereais para ajudar na produção do leite materno por um profissional na área de nutrição da Assistência Social também pautou a programação.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, também houve o momento da prática do aleitamento orientado por profissionais na área de enfermagem que trabalharam com duas mães voluntárias.
Para finalizar a programação, as mães e os bebês tiveram um momento com um fisioterapeuta, onde foi aplicada a massagem Shantala nos bebês. A técnica de origem indiana permite acalmar o bebê e evitar cólicas, melhorando a sua tonicidade muscular.
Importância do aleitamento materno
De acordo com o Unicef, “amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal”. E mais: na primeira hora de vida, o leite materno é fundamental “tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia”.
Outros benefícios do aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, indicam a prevenção de diarreia, infecção respiratória e diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes. A amamentação também reduz a chance de obesidade, promove uma melhor nutrição para o bebê e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário