Páginas

sábado, 19 de setembro de 2015

Com o apoio da prefeitura de Guamaré, economia solidária vem se fortalecendo no município.

Guamare BMB Advogado Arthur
Em tempos de crise os municípios buscam encontrar saídas para vencê-la. É o que tem feito o município de Guamaré, através de várias estratégias para amenizar a crise. Uma delas é o apoio a Economia Solidária, quando artesãos e agricultores familiares, recebem o apoio governamental.
Guamare BMB3 Secret+íria Juliane FariaEsta semana, um grupo de artesãs e representantes de agricultores guamareenses, participaram na cidade de Afonso Bezerra, do I Seminário da Economia Solidária, organizado pela Rede Gestora Estadual da Economia Solidária, em parceria com a ONG Xique-Xique e o munícipio anfitrião. Em pauta o Cadastro Nacional de Economia Solidária, Processo de Organização dos Catadores, PAES e Feiras para o público no estado do Rio Grande do Norte.
Entre os representantes de Guamaré a Presidente da Associação das Artesãs de Guamaré – Mãos Que Criam (AAGUA), Rosângela Medeiros, o Sr. Arimateia da Secretaria de Agricultura, Cassimiro da Secretária de Meio Ambiente e o Sr. Francisco Júnior da Secretaria de Assistência Social, além de várias artesãs e representantes de associações agrícolas.
Guamare BMBAo final, o município de Guamaré, foi convidado pela Rede Estadual de Gestores, para realizar seu I Seminário de Economia Solidária, que está previsto para acontecer em dezembro.
Vale lembrar que no começo de setembro, o município apoiou a ida da Presidente da Associação das Artesãs de Guamaré – Mãos Que Criam (AAGUA), Rosângela Medeiros a participar da XXI BRASIL MOSTRA BRASIL, que aconteceu no estacionamento da Arena das Dunas em Natal de 28/08 a 07/09.
A Brasil Mostra Brasil é o maior evento multisetorial e o mais importante do Norte/Nordeste. Durante os 10 dias em Natal, estima-se que teve circulação de 120 mil pessoas, que geraram empregos temporários e incrementaram a renda de muita gente.
Guamare BMB2Segundo Rosângela Nascimento, participar destas feiras e divulgar o artesanato de Guamaré, tem sido muito gratificante, além de gerar trabalho e renda para as artesãs da AAGUA.  Durante a feira, Rosângela recebeu visitas ilustres, como da Secretária da Sethas e esposa do Governador Robinson Faria, Julianne Faria, Vice-Prefeita de Guamaré Pretinha e do Advogado e Professor Arthur Queiroz.
A Associação das Artesãs de Guamaré (AAGUA), recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, pois faz parte do Projeto Capacitar e Empreender que entre seus objetivos, tem como meta ajudar as artesãs a promover, divulgar, comercializar a diversidade de produtos do artesanato local, gerando trabalho e renda para este público.
As artesãs da AGGUA e de outros grupos guamareenses, além do apoio do governo municipal, recebem apoio do governo do estado através do Programa RN Sustentável. Para a Economia Solidária, Guamaré faz parte do Território Sertão Central e Litoral Norte que engloba os municípios de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Lajes, Santana do Matos, Angicos, Fernando Pedrosa, Afonso Bezerra, Angicos, Pedro Avelino, Macau e Galinhos.
IMG-20150916-WA0035

Sem comentários:

Enviar um comentário