![]() | |
O atacante português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, ganha, pela segunda vez, o prêmio de melhor jogador do mundo. O primeiro foi conquistado em 2008.
Cristiano Ronaldo chorou no palco: “Não há palavras para descrever este momento. Estou muito feliz. Obrigado a todos os meus companheiros de Real Madrid e de seleção. Todos sabem como foi difícil ganhar esta bola. Eusébio e Madiba [Nelson Mandela] também foram importantes para mim. É muito emocionantes para mim. Eu não consigo falar”, disse o português, muito emocionado no palco.
Folha/ foto super esporte
Trajetória
Cristiano Ronaldo começou sua carreira nas categorias de base do Sporting, de Portugal, aos 11 anos. Estreou como profissional com 16 anos, depois de passar por todas as divisões das categorias inferiores no mesmo ano. Destaque nos campos portugueses, chamou a atenção do Manchester United, que levou o atacante nascido na Ilha da Madeira para o futebol inglês em 2003.
O craque português teve uma passagem vitoriosa pelo United, sendo campeão da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra, bicampeão da Copa da Liga Inglesa, tricampeão do Campeonato Inglês, campeão da Liga dos Campeões da Europa e do Mundial de Clubes da Fifa. Em 2008, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa e ficou com a Bola de Ouro da revista France Football – até então, os prêmios não eram unificados.
Em 2009, acertou sua tranferência milionária para o Real Madrid: o clube espanhol desembolsou R$ 94 milhões para contratar o jogador, naquela que é a segunda mais cara transferência do futebol mundial. Ronaldo entrou em campo pela primeira vez com a camisa 7 madrilenha em 29 de agosto do mesmo ano, marcando seu primeiro gol pelo clube contra o Deportivo La Coruña, em cobrança de pênalti.
Pelo Real Madrid, foi campeão do Campeonato Espanhol, da Supercopa da Espanha e da Copa do Rei. No ano passado, Ronaldo superou os gols marcados por Eusébio pela seleção de Portugal: o lendário ex-jogador, falecido neste ano, contava com 42 gols, enquanto a estrela do atual selecionado contabiliza 47.
A conta do número de gols não pára de aumentar: com 28 anos, Cristiano Ronaldo tem média de 0,61 gol por partida que disputa, já que balançou as redes 400 vezes nas 653 partidas que esteve em campo. Defendendo as cores do Madrid, já são 230 gols em 221 jogos, o que dá média de 1,04 gol por partida. Com esta estatística, Ronaldo já é o quinto maior artilheiro da história do clube, atrás de Puskás, Carlos Santillana, Di Stéfano e Raúl, nesta ordem.
* Com colaboração de Nathália Mendes para EBC

Nenhum comentário:
Postar um comentário