Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

INEAGRO CABUGI articula inauguração para o dia 28 de fevereiro



A Diretoria Executiva da Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi – INEAGRO CABUGI, articula em ritmo acelerado os preparativos para a sua inauguração que acontecerá no próximo dia 28, quinta-feira, quando na oportunidade será lançado o Edital 2013 de incubação de empreendimentos inovadores da região central.

As Gerências Operacional e de Novos Negócios estão intensificando as ações de prospecção e sensibilização junto a eventuais parceiros e incubados. Entre elas, está a realização de um evento na Praça da Matriz em Angicos, com apresentação cultural e palestras demonstrativas do processo de incubação de empresas. Este evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 19h30min. Todos os docentes, discentes e técnicos administrativos da UFERSA estão sendo convocados para participar.
Diretor Executivo e Gerentes visitam o Presidente da FECOMERCIO/RN
Objetivando a adesão de novos parceiros, o Diretor Executivo da INEAGRO CABUGI, Prof. Maristélio Costa, juntamente com os Gerentes André Luiz (Operacional) e Jalmir Dantas (Novos Negócios), no último dia 14, visitaram o Presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz que recebeu com satisfação a notícia da implantação da Incubadora de Empresas na região central do Estado. Outras instituições serão contactadas para firmarem parcerias como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, ACOSC, EMATER-RN, FAERN e Prefeituras da Região.
Gerentes de Novos Negócios e Operacional buscam parceria do Banco do Nordeste
A Incubadora de Empresas do Agronegócio da Caprinovinocultura do Sertão do Cabugi - INEAGRO CABUGI foi criada no ano de 2005 com apoio do Programa SEBRAE-RN de Incubadora de Empresas tendo como mantenedora a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi – ACOSC, com sede na cidade de Lajes - RN.

Com a chegada de Universidade Federal Rural do Semi-Árido à cidade de Angicos, município situado na principal região de atuação da incubadora, e tendo em vista as dificuldades operacionais enfrentadas por ela, principalmente no que se refere à constituição de uma equipe gestora, foi iniciado no ano de 2010 a transferência do programa da ACOSC para a UFERSA, passando a INEAGRO CABUGI a denominar-se Incubadora Tecnológica e Multissetorial do Sertão do Cabugi e instalar-se no Campus da UFERSA em Angicos.

No ano de 2011 a INEAGRO CABUGI foi efetivamente transferida de mantenedora, implantada em novo endereço, fazendo-se necessário a capacitação de uma nova equipe gestora para sua operacionalização. Assim, no mesmo ano foi iniciado o processo de capacitação, realizado já sob a perspectiva de que sua operacionalização se dê conforme o modelo CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), de gestão, visando promover a melhoria expressiva nos resultados de incubações nas diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. 

Diante do contexto acima apresentado, é possível identificar a relevância desse projeto para o presente e para o futuro da incubadora nucleada (apadrinhada) INEAGRO CABUGI, que tem como Incubadora Nucleadora (madrinha) a Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM, também mantida pela UFERSA e sediada no Campus Central, na cidade de Mossoró. 

Assim, a INEAGRO CABUGI tem sido um instrumento contribuidor para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região central do Estado, colocando-se como um instrumento a disposição da comunidade empreendedora do sertão do cabugi, contribuindo para o surgimento de empreendimentos inovadores que contribuirão para o desenvolvimento econômico da região. 

Por Jalmir Dantas

Sem comentários:

Enviar um comentário