Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Justiça obriga fazendeiro deTourinhos a permitir que estrada que liga Morros a Marco passe pela Fazenda



Praia do Tourinho em São Miguel do Gostoso
Quem mora em São Miguel do Gostoso, sabe das dificuldades que o ex-prefeito Miguel Teixeira teve para concluir a estrada que liga a praia de Tourinhos (foto) aos distritos dos Morros e a Praia do Marcos, no extremo norte do município.
O proprietário de uma fazenda do Tourinhos não permitiu que a estrada cortasse suas terras. A estrada correria numa linha reta, sempre próxima ao mar, e encurtava em vários quilômetros o trajeto para quem vem daqueles distritos para a cidade, beneficiando os moradores da região.  Diante de tamanha resistência do italiano que é proprietário da fazenda, o prefeito passou a estrada diante da sua fazenda. Ocorre que o traçado da estrada ficou muito próximo ao limite de desovas de tartarugas, contrariando a lei ambiental do pais.
Pois agora o tiro vai sair pela culatra. O proprietário desta fazenda em Tourinhos vai ser obrigado a ceder parte de suas terras para que a estrada seja refeita, sem que haja ameaça às tartarugas. A Justiça obrigará que esta estrada tenha novo traçado.
O Idema, o órgão ambiental do Rio Grande do Norte, e o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) já estiveram em Tourinhos para definir o novo traçado da estrada. A UFRN vai dar consultoria para que este novo traçado seja definido.
O traçado desta estrada está dentro do que é chamado Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, que é coordenador pelo Idema. São Miguel do Gostoso está inserido nesta área de proteção ambiental.
Por causa disso, o proprietário desta fazenda de Tourinhos vai ser obrigado a abrir caminho para a nova estrada. A legislação brasileira garante a liberação destas terras, que passa por áreas alagadiças e dunas – de responsabilidade da União.
Fica, no caso desta estrada, o mau exemplo de proprietários de terras que não querem ceder parte de seus imóveis –por menor que seja - para que haja benefícios da população. No caso de Tourinhos, há um tremendo egoísmo deste dono de terras da região.
E olhem que se trata de estrangeiros que são proprietários destas terras.
Fonte:Emanuel Neri

Sem comentários:

Enviar um comentário