Neste domingo (09) de dezembro, o Museu do Vaqueiro vai abrir suas portas oficialmente, após a construção da sede e reestruturação do acervo. O visitante poderá ver as primeiras exposições que traçam o itinerático do homem sertanejo, em fotos e peças originais, incluindo a nova exposição “Vaqueiro – um homem universal”.
No dia da inauguração haverá vaquejada feminina, pega de boi no mato e a tradicional missa do vaqueiro. Será apresentado o hino nacional na voz da cantora paraibana Sandra Belê. Além do nome maior de Luiz Gonzaga, o projeto também vai lembrar nomes regionais e locais que contribuíram para pesquisa e manutenção da cultura sertaneja, como o escritor, estudioso da temática sertaneja Oswaldo Lamartine, o poeta e rabequeiro Fabião das Queimadas, entre muitos outros.
O Museu do Vaqueiro começou a ser idealizado por Marcos Lopes há dez anos. A primeira parte do espaço foi bancado com recursos próprios, apesar do projeto ter sido aprovado pela Lei Câmara Cascudo à época. Este ano, o projeto ganhou patrocínio da Cosern/Neoenergia e foi possível a conclusão das obras.
A nova estrutura reproduz um típico casarão sertanejo, com um primeiro andar em sótão. O museu tem consultoria da fotógrafa e jornalista Ângela Almeida, curadoria do escritor e produtor Dácio Galvão. Confira nos folders as exposições e detalhes da equipe do museu.
Endereço: Fazenda Bom Fim s/n – Zona Rural de São José de
Mipibu ( Lagoa do Bom Fim).
Aberto durante o dia. Fecha nas segundas-feiras. Visitação
agendada.
Fonte: blog do bg
Sem comentários:
Enviar um comentário