Páginas

sábado, 10 de abril de 2021

Primeiro Filho de Jandaíra é ordenado Padre.

 













Confira alguns registros da celebração de ordenação sacerdotal  do Pe. José Carlos de Lima Aguiar, filho dos Jandairenses José Aguiar Sobrinho (in memória) e de Francisca de Lima Aguiar.

A celebração ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 9, na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

A primeira missa do Padre José Carlos Aguiar, será celebrada no dia 21 de abril, às 18h, na igreja Matriz de São José Operário - Jandaíra.

BIOGRAFIA DE JOSÉ CARLOS DE LIMA AGUIAR

José Carlos de Lima Aguiar, nasceu no dia 2 de maio de 1987, na Maternidade Noêmia Lucena, João Câmara/RN. Sendo o segundo filho de Francisca de Lima Aguiar e o décimo terceiro de José Aguiar Sobrinho. Foi educado por seus pais e pelos avós maternos sobre o auxílio de sua tia Maria dos Navegantes de Lima. 

Na alfabetização infantil estudou na creche Ciranda do Saber. Concluiu o Ensino Fundamental I em 2000, na Escola Municipal Prefeito José Maria dos Santos. 

Cursou o Ensino Fundamental II na mesma escola com o término em 2003, Jandaíra/RN. Cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt, término em 2006, João Câmara/RN. 

Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 19 de julho de 1987, pelas mãos do Monsenhor Inácio de Loyola. Teve como catequista a senhora Cristiane e recebeu a Santíssima Eucaristia pela primeira vez no dia 23 de abril de 1999, pelas mãos do Pe. Edilson Nascimento. 

No dia 25 de agosto de 2002 recebeu a Unção do Crisma por Monsenhor Francisco de Assis Pereira, grande postulador da causa dos Mártires Cunhaú e Uruaçu. Os Sacramentos da Iniciação Cristã foram conferidos na Paróquia de São José Operário - Jandaíra/RN. 

Exerceu seus primeiros trabalhos pastorais como catequista, agente da Pascom, ministério de música, coordenador de grupos de jovens JUCE (PJMP) e o grupo de jovens Nova Aliança; na Legião de Maria foi o presidente do Presidium Rainha da Paz. Foi neste movimento mariano que desabrochou a vocação sacerdotal. 

Sentindo-se Chamado ao ministério sacerdotal, fez acompanhamento vocacional na Associação de Fieis Filhos de Sant'Ana no ano de 2013, ingressando no dia 22 de fevereiro de 2014, residindo em Fortaleza/CE. No final de julho de 2014 retornou ao seio familiar. 

No dia 5 de fevereiro de 2015 ingressou no Seminário de São Pedro para retomar assim o Curso de Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Heitor de Araújo Sales-FAHS, com o término em 2016. De 2016 a 2019 cursou Teologia no Seminário de São Pedro. 

Durante o seu processo formativo ele foi designado para fazer estágios nas paróquias: Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima – Parque das Dunas, Zona norte de Natal/RN, ano de 2016 a 2018, sendo acompanhado pelo Pe. João Maria do Nascimento e na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Canguaretama/RN, terra banhada pelo Sangue dos Mártires de Cunhaú, entre 2018 a 2020, acompanhado pelo Pe. José Neto. No dia 28 de agosto de 2017 foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras; dia 12 de agosto de 2019 foi instituído Leitor e no dia 21 de dezembro do mesmo ano foi instituído Acólito, tais celebrações foram conferidas na Cripta desta Igreja Catedral. 

Após a conclusão do período formativo no Seminário de São Pedro, foi designado para realizar seu estágio pastoral em preparação para a Ordenação Diaconal, na Paróquia Imaculada Conceição, Nova Cruz/RN. 

No dia 27 de novembro de 2020, Festa de Nossa Senhora das Graças, foi ordenado diácono transitório para a Santa Igreja. Após a ordenação diaconal foi designado para fazer estágio na Paróquia de N. Sra Mãe dos Homens – João Câmara/RN. 

Durante o seu estágio assistiu 5 casamentos e batizou 26 crianças. Hoje, 09 de abril de 2021, ano dedicado à São José, Patrono Universal da Igreja e também Festa da Divina Misericórdia será ordenado presbítero para o serviço do povo de Deus.

Fotos: Cacilda Medeiros


Sem comentários:

Enviar um comentário