Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Aedes Aegypti: Em parceria com a UFRN, agentes de saúde e de endemias são capacitados em Guamaré.



O programa Capacita Saúde, iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré, segue seu cronograma de formação continuada. Na última semana, 26 agentes de endemias e 37 agentes de saúde, juntamente com comunidade escolar,participaram de atividades, que tiveram como principal objetivo, ampliar o conhecimento sobre a transmissão das arboviroses. 

O curso de extensão Aedes Aegypti, Degue, Zica e Chikungunya trouxe para Guamaré, a doutora Maria de Fátima Ximenes, coordenadora dos laboratórios de microbiologia e parasitologia da UFRN para ministrar palestras e oficinas. Especialista em vírus, Josélio Araújo também proferiu palestra para o público alvo da ação. 

Já a doutora Patrícia Batista de Medeiros, do quadro da UERN, trabalhou o tema controle de ações educativas. A prática em campo com instalações de programas e informações para identificação de mosquitos adultos,também fizeram parte da grade do curso de extensão. Na sexta-feira, 06, último dia das atividades,a Câmara Municipal foi palco de uma exposição com vídeos educativos, mamulengos e brincadeiras. 

A atividade reuniu cerca de 60 alunos da Escola Municipal Bemvinda Nunes Teixeira. Com a ajuda de alunos da UFRN, a turma identificou na prática, com o auxílio de um microscópio, todos os estágios do mosquito da Dengue. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Guamaré contou com o apoio e a parceria importante da UFRN, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, CAPES, Departamento de Ciência e Tecnologia-DECIT e Ministério da Saúde. abrir ecommerce







Sem comentários:

Enviar um comentário