Hoje é um dia especial na vida de todos os lajenses. É que nesta data de 03 de dezembro de 2013, a nossa terra amada comemora os seus 90 anos da sua emancipação política e social.
A cidade de Lajes foi emancipada em 03 de dezembro de 1923, tendo com seu primeiro gestor o Cel. Miguel Teixeira de Vasconcelos.
Ao longo desses anos, vários prefeitos administraram o município de Lajes, mais o destaque maior foi para a senhora Alzira Soriano, eleita a primeira prefeita da América Latina. Um orgulho de nossa terra para o mundo.
O município está encravado na região Central do Rio Grande do Norte, mais precisamente, no Sertão do Cabugi.
Tudo começou em uma fazenda do Cel. Francisco Pedro, onde levantou-se as primeiras povoações do município.
Em 1914, a então Vila de Lajes, recebia a estrada de ferro Sampaio Correia, obra esta, que alavancou o comércio de toda a região, e com sua chegada, começou o desenvolvimento da nossa terra.
Vários fatores contribuíram para o crescimento do município de Lajes. A exploração da mineração através da xelita, principal mineiro explorado na região, e a revitalização do cultura algodoeira deram força a este crescimento.
Uma outra obra que contribuiu para desenvolvimento do nosso município, foi a chegada do batalhão de engenharia do Exercito Brasileiro, para a construção da BR 304, no final da década de 60.
Nossa querida cidade está a 120 Km da capital do estado, Natal, e é embelezada pelas suas lindas paisagens, como a majestosa Serra do Feiticeiro, e o ponto culminante do nosso estado, o Pico do Cabugi. Este já encravado no vizinho município de Angicos.
Parabenizamos ao prefeito Benes Leocádio, que está no seu 5° mandato a frente da gestão do nosso município, juntamente com toda a sua equipe de Governo, lutando para construir uma Lajes sempre melhor.
Ainda existem muitas relíquias a serem descobertas em nosso município. Por isso o blog Foco Sertanejo faz uma homenagem toda especial a nossa querida terra mãe, Lajes do Cabugi, que no dia de hoje comemora os seus 90 anos de emancipação política.
Por Foco Sertanejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário