O exemplo de Poder Legislativo Independente vem da cidade de Pedro Avelino, o prefeito eleito foi surpreendido antes da votação da câmara que será realizado no dia 1° de janeiro.
Ontem o cenário político deu um giro de 180 graus, o município viveu um momento impar em sua história política, o fato se deu na fazenda Santa Inês ,em Jandaíra, de propriedade do Ex-Prefeito Rômulo Figueiredo.
Um almoço reuniu um grupo supra partidário de vereadores diplomados, o objetivo era discutir a eleição da mesa diretora da câmara municipal.
Vereadores formam o G5 e fecha chapa afirmando “ a Câmara será independente”
Vereadores formam o G5 e fecha chapa afirmando “ a Câmara será independente”
E ficou decidido que este grupo, mesmo sofrendo fortes interferências a nível municipal e estadual, os cinco vereadores não abre mão nem para um trem carregado de ferro.
O compromisso foi feito já para os dois biênios, 2013/2014 e 2015/2016, sendo que de acordo com o que firmado entre os cinco vereadores, caso não haja mudanças, o presidente eleito em primeiro de janeiro será o vereador Gilmar Rodrigues de França, que terá como vice, José Xavier da Costa Junior, e como primeiro secretário da mesa deverá ser eleito o peemedebista, Ostilio Bezerra de Melo.
O acordo com o compromisso assumido deverá ser eleito presidente no segundo biênio. Esse grupo prega que o mais importante é uma câmara independente, é claro que essa união já é um prenuncio de 2016.
O improvável estará de fato acontecendo em Pedro Avelino, a eleição da mesa diretora começou mais cedo nos bastidores já com definição, esse novo grupo denominado como G5, conta com 1 vereador do PR, 1 do PMDB. 2 do DEMOCRATAS e um do PDT.
Caso se confirme o acordado, será uma grande derrota para o prefeito eleito Sérgio, que mesmo elegendo 6 vereadores, há faro e cheiro dele perder a eleição do legislativo.
Fonte: Digo e Provo