O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 20, mudanças em seu sistema de troca de mensagens. Uma das principais novidades é que a rede social agora criou e está testando a possibilidade de monetização na caixa de entrada (Inbox) do usuário.
Desta forma, as pessoas poderão pagar para que suas mensagens cheguem à caixa principal da pessoa, em vez de ir para a secundária, com o nome de Outros (Others), destinada a mensagens menos relevantes. Os usuários poderão atingir este espaço mesmo que não tenham vínculo direto com o recipiente, o que, pelas políticas atuais, fariam com que a mensagem fosse para a caixa Outros.
Por enquanto, como está em período de teste, o recurso está restrito a algumas poucas pessoas. A princípio, também está restrito apenas a usuários dos Estados Unidos. Além disso, apenas uma mensagem poderá ser movida para a caixa principal de um usuário por semana.
Atualmente, o Facebook utiliza algoritmos para determinar a relevância de uma mensagem para definir qual é o seu destino. Eles identificam spam e também identificam conexões para determinar pessoas que você possa ou não conhecer.
Segundo a rede social, a medida tem como meta melhorar estes filtros. "Impor um custo financeiro ao remetente parece ser o meio mais eficiente para desencorajar mensagens desnecessárias e facilitar a entrega de mensagens relevantes e úteis", diz o comunicado do site.
Além disso, também foram implantados novos filtros, que substituem a antiga opção "Quem pode me mandar mensagens". Foram instituídos o Filtro Básico, que permite a contatos de amigos enviar mensagens, e o Filtro Rigoroso (Strict), que permite apenas a amigos esta possibilidade.
Fonte: Olhar Digital
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