Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Assistência Social realiza planejamento integrado do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.


Ocorreu nos dias 29 a 31 de março de 2017  a capacitação e o Planejamento Integrado do Sistema Único de Assistência Social – SUAS envolvendo coordenadores e técnicos que compõem a equipe de referência do SUAS de Guamaré/RN. A Secretária Marisa Rodrigues abriu os trabalhos ressaltando a importância do momento para a qualificação dos serviços. Benefícios, programas e projetos a ser ofertados para a população alvo do atendimento e atenção da Assistência Social. Disse, que Guamaré alcançou a estruturação do SUAS, e agora avança em inovar no planejamento integrado onde é preciso desenvolver a logística de atuação, estruturar programas e projetos assegurados na Lei 647/15.
A capacitação contou com a presença da Consultora Luzmarina Gouveia, que abordou as diretrizes do MDSA em relação a Política de Assistência, como também a integração dos sistemas em que no primeiro momento foi marcado pela apresentação de leis, portarias, decretos e resoluções nacionais e municipais que embasam o trabalho técnico. O segundo momento apresentou a estrutura dos serviços, sistemas e programas, e as possíveis articulações entre eles. O momento final foi entre os técnicos e coordenadores para o Planejamento das Ações que serão desenvolvidas este ano, tanto a nível de serviços e programas quanto a programação geral da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. Destaque para composição de mais um membro à equipe, a nutricionista Beatriz Silveira, que será responsável pela implantação da Política de Segurança Alimentar nos serviços da Assistência com o ¨Projeto Nutrindo vínculos com cores, aromas e sabores¨ Entre eles, foram discutidos a “Entrega do Peixe”, que leva em consideração aspectos culturais e religiosos do município, e a continuidade dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontecem nos CRAS, dentro da lógica do atendimento do público prioritário da assistência social.
A Secretária Marisa Rodrigues deixou claro que o objetivo da Capacitação e planejamento é articular os programas e serviços, estabelecendo como prioridade os usuários da Assistência Social, como também sistematizar dentro do orçamento as prioridades no atendimento as desigualdades sociais e demandas, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e violação de direitos. Por fim, deixou uma mensagem que serve de reflexão para todos: “Acreditar em sonhos é tornar realidade aquilo que se deseja concretizar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário