Páginas

sábado, 4 de abril de 2015

"GUAMARÉ E SUAS IRONIAS".


“EM GUAMARÉ VEREADORES DEBATEM PONTO ELETRÔNICO, PREFEITO CORRE ATRÁS DE MAIS RECURSOS SENDO A CIDADE QUE CONCENTRA A MAIOR RENDA PER CAPTA, MAS O POVO CONTINUA VIVENDO EM MEIO A LAMA”






A sessão da ultima terça-feira 24/03 de 2015, foi marcada por uma discussão referente ao ponto eletrônico e mudança dos horários das sessões na câmara, mas segundo os que foram “a Casa do Povo” desejando  ouvir a continuidade ou desenrolar do assunto que o vereador Damião Rodrigues  trouxe para a tribuna na sessão anterior, a respeito dos boatos dos populares sobre o atraso no inicio do ano letivo. 


Segundo os mesmos as aulas não teriam começado por motivo da secretária está desviando recursos destinados para reformas de escolas no município.  Infelizmente o povo ficou sem resposta de quando se iniciará o ano letivo, se realmente esses boatos procedem, e qual é o verdadeiro motivo do atraso. 


Podemos perceber que o assunto do inicio das aulas foi ignorado em virtude da discussão de instalar ou não um ponto eletrônico e escolher o melhor dia e horário para realizar as sessões. Não quero aqui dizer que esses assuntos não sejam importantes para o povo, mas o caus está montado na cidade e a câmara deveria ter priorizado o assunto que ficou sem respostas. Será uma ironia?



                                                                                                         Foto: Josivam Dantas

O prefeito da cidade parece está distante ou não tem ciência do grave problema causado por não ter iniciado o ano letivo. Nesses últimos dias o mesmo apareceu na mídia local, em imagens que relatavam sua presença no encontro de prefeitos e vereadores, esse encontro marca o inicio da luta em apoio a reforma política, tendo em vista que se aprovada a reforma os prefeitos permanecerão em seus mandatos por mais dois anos, mas parece que não deu certo. 


Já outros prefeitos que não desfrutam dos mesmos recursos como Guamaré, foram em busca do aumento do FPM ( fundo de participação dos municípios). Alguns citaram suas realidades por não terem receita própria, não tem roialts, não tem energia eólica, não tem turismo, não tem fábrica nem indústrias. 


Os prefeitos desses municípios relatam que o FPM que chega é sofrido e oscilador, ou seja, o crescimento das despesas acontecem e o FPM cai não tendo como garantir a quitação das despesas do município. Meu sogro sempre dizia: “uns choram porque não apanham outros choram porque não lhe dão” Claro que isso é uma ilustração do que percebemos nessa situação, uns com tanto e outros sem nada. Será uma ironia?



                                                                                                          foto: Josivam Dantas


A MAIOR IRONIA...
A imagem abaixo revela a cidade de Guamaré como é, não parece, mas é Guamaré. Essas casas foram construídas no governo Auricelio Teixeira, cunhado do atual prefeito, entregaram no mandato de Emilson Borba (LULA). Mas olhando para essa comunidade parece que foram entrega ao esquecimento, ruas sem calçamentos ou asfaltos, não tem saneamento básico, não existe praça, água é um caos. Quando a cidade está no período do verão, a poeira toma conta das casas dos populares e quando chega o inverno, a lama e lagos tomam conta da comunidade. Segundo alguns moradores que não querem aparecer por terem medo de perder o Cartão dos R$ 120,00 e outros benefícios, dizem que crianças adoecem constantemente, aparecem muitos insetos e as fossas quando enchem tem dificuldades para o carro vir fazer a coleta.



 “ Se não fosse trágico seria cômico, numa cidade que possui uma arrecadação estrondosa existir pessoas que vivem lançadas a sorte.” Como pode um município que está pleiteando o SELO UNICEFdeixar suas crianças largadas ao destino do Deus dará?”
O POVO NÃO ACEITA MAIS ESSA IRONIA!!!
   

Todo Guamareense 

Sem comentários:

Enviar um comentário