Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Guamaré vai bem, mas precisa “azeitar” a máquina para ficar melhor.


Eu não retiro uma vírgula do texto do formador de opinião, petroleiro e blogueiro Marcos Fonseca do Blog Ponto Crítico. Vejam:
Toda gestão pública precisa de celeridade nos processos administrativos e dinamismo dos funcionários para melhorar o atendimento e apresentar bons resultados para cidadão contribuinte.
O prefeito Hélio tem comemorado bons resultados nesses quase dois anos da sua gestão. Ultimamente, índices nacionalmente reconhecidos, como IDEB e o IFDM mostraram que Guamaré tem avançando muito nas áreas da saúde, educação e geração de empregos.
Esses resultados e outros resultados, são frutos da cooperação da máquina administrativa, que é formada pelas as secretarias do município, que quando engrenadas, apresentam avanços e resultados significativos. Mas, nem sempre essa engrenagem funciona, e para funcionar é preciso “azeitar” a máquina. Afinal de contas “azeitar a máquina” é a função dos secretários.
É preciso “azeitar”, para dar mais velocidade e o município avançar mais. Algumas secretarias precisam apresentar resultados que beneficie a população. É preciso que os secretários se doem mais, sejam mais proativos e produtivos. A ineficiência de uma secretaria prejudica toda a gestão, e os maus resultados respinga no chefe do executivo. Coisa que nenhum gestor quer.
Comunicação 
A comunicação é um ponto crucial numa gestão pública.Há a necessidade que todos falem a mesma língua e saibam atender bem as pessoas. Passar informações das ações de cada secretaria, para que a população saiba o que está sendo realizado pela atual gestão, é primordial.
Sistema de metas para medir o desempenho dos secretários.
Assim como as grandes empresas, muitos órgãos públicos aplicam o Sistema de Medição de desempenho para os seus funcionários. Guamaré deveria aplicar esse sistema para os secretários, com objetivo de cobrar os resultados e o desempenho de cada um deles e melhorar os serviços que a comunidade pede e necessita.
O ano está terminando e praticamente já se passaram dois anos da gestão do prefeito Hélio. Toda virada de ano é momento certo para rever alguns pontos que possam de certa forma estar atrapalhando ou até mesmo atrasando o resultado final de uma gestão. Em alguns casos, essas situações sugerem mudanças e noutros casos, nem tanto, basta “azeitar” a máquina para conseguir o resultado esperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário