Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

COLAPSO: Crise na Saúde é muito grave

Por Roberto Lucena – Tribuna do Norte

A saúde pública na capital do Estado vive mais um momento de crise. A secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai acionar a Justiça para pedir o bloqueio de R$ 40 milhões das contas do Governo do Estado. O montante é referente à dívidas que se acumulam desde 2008. Além disso, profissionais ligados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) suspenderam as cirurgias eletivas e outros procedimentos. Com os médicos, a dívida da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é de R$ 3,2 milhões.
Esses não são os únicos fatores que preocupam gestores públicos e população que necessita de atendimento. Uma decisão judicial proíbe que existam, entre os contratados das cooperativas médicas, profissionais com vínculo estatutário no Município ou no Estado. A decisão foi proferida pelo juiz Airton Pinheiro e passa a valer a partir do dia 1º de setembro. A cooperativa já avisou que, sem os médicos estatutários, não têm como compor as escalas de funcionamento. Ainda contribui para a crise, o fato de os médicos do Município estarem em greve há mais de dois meses.
O cenário atual e as perspectivas negativas para um futuro próximo são suficientes para o titular da SMS, Cipriano Maia, declarar que está preocupado. “É uma crise sem precedentes. A situação é de colapso com risco de mortes porque os serviços de urgência e emergência podem ser suspensos”, disse, ontem, durante entrevista coletiva, na sede da secretaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário