Páginas

sábado, 1 de março de 2014

Linhas para eólicas estão prontas


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) concluiu às 2h30 de ontem os testes do conjunto de instalações que serão responsáveis por escoar a energia elétrica gerada em sete parques eólicos da região de João Câmara, município situado a 72 km de Natal. O conjunto de instalações é composto por duas linhas de transmissão e duas subestações, uma em João Câmara e outra em Extremoz. 
Mas para que a energia das eólicas chegue às casas das pessoas, falta a conexão das usinas à subestação de João Câmara, segundo informou à TRIBUNA DO NORTE o diretor presidente da Chesf, Marcos Aurélio Madureira.
“A linha Extremoz-João Câmara e a subestação de João Câmara foram energizadas. Foi concluída toda a parte de teste e as instalações da Chesf já estão concluídas, testadas e disponíveis para que possam ser feitas as conexões”, explicou Madureira.
Conforme o diretor presidente da Chesf, o escoamento da energia dos parques até o sistema nacional depende da conexão dos geradores, que é feito pelas empresas responsáveis pelas eólicas. “Já temos alguns parques que estão com essas instalações mais adiantadas e acredito que a partir de hoje [ontem] eles já comecem a se conectar. Isso acontece à medida que eles forem concluindo as conexões”, disse.
Os testes nas instalações da Chesf começaram no dia 16, na subestação de Extremoz, que permite a conexão da energia que está sendo gerada e transmitida através de João Câmara para o sistema nacional de energia elétrica. “Nós já tínhamos feito também uma linha de transmissão que liga Natal até essa nova subestação de Extremoz. Esse conjunto já estava testado há dez dias”, explicou Madureira.
Já os testes da linha Extremoz-João Câmara e da subestação deste município foram concluídos na madrugada de ontem, envolvendo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O investimento total foi de R$ 200 milhões e a potência instalada é de 500 Megawatts, com potência média de 240 Megawatts.
TN online/ fotos de Eurípedes Dias, do parque eólico da praia do Marco em Pedra Grande 

Sem comentários:

Enviar um comentário