Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

VII Semana do Bebê promove intersetorialidade na atenção à primeira infância em Guamaré.

Aberta oficialmente pelo prefeito Adriano Diógenes, nessa segunda-feira, 7 de outubro, a VII Semana do Bebê de Guamaré tem como objetivo principal a promoção de um olhar intersetorial de atenção à primeira infância e a garantia dos direitos das mães, gestantes e bebês. O ato solene de abertura aconteceu na Câmara Municipal e contou a presença de autoridades e de representantes dos setores envolvidos na programação.
“A Semana do Bebê extrapola o binômio mamãe e bebê, o evento envolve, além da família, profissionais da rede, com a presença de convidados, intercâmbio de experiências com o meio acadêmico, mutirões de atendimento à saúde, atividades recreativas e educacionais e o apoio social”, destacou o prefeito Adriano Diógenes.
A iniciativa, apoiada pelo UNICEF junto à Prefeitura de Guamaré e outros parceiros, apresenta-se como um projeto inovador, de resultados reais e transformadores no município, onde a programação acontece de maneira sistematizada e continuada até o próximo sábado, 12.
Visibilidade
Com o envolvimento das secretarias de saúde, turismo, educação, esporte, assistência social, os eventos no primeiro dia da VII Semana do Bebê ganharam mais visibilidade, com o engajamento da população, ao mesmo tempo em que colocou em pauta os temas mais delicados que precisam ser discutidos em sociedade.
Resultados
“A realização anual da Semana do Bebê garante também o alcance dos resultados esperados, dos quais pode se destacar a redução da mortalidade infantil; acesso ao pré-natal de qualidade; formação de novos profissionais da rede de saúde; educação; assistência social; acompanhamento integral e multidisciplinar; e o aumento dos índices de amamentação, bem como a diminuição do desmame precoce”, destacou Juliana Câmara, secretária municipal de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef no município.
Intersetorialidade
No seu primeiro dia de programação, a VII Semana do Bebê de Guamaré destacou-se por atividades ligadas as áreas de educação, saúde, esporte e assistência social. O distrito de Baixa do Meio concentrou todas as atividades, que se iniciaram com a Caminhada da Primeira Infância.
Foram ofertados diversos serviços de saúde, dentre eles: entrega de kits odontológicos, limpeza de saúde bucal e a realização de restaurações Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – PICs. A Secretaria de Esporte realizou o Circuito Radical Baby, desenvolvido em três etapas, com atividades distintas, onde as crianças participaram acompanhadas de seus pais ou responsáveis.
A Secretaria de Educação também esteve presente com contação de estórias, envolvendo personagens do universo infantil, já a Secretaria de Turismo apresentou como novidade, uma oficina de arte com Caneta 3D, estimulando a imaginação e a criatividade do público infantil.
Expo Baby
Na Praça da Juventude de Baixa do Meio, foi montado um espaço voltado para gestantes e crianças de 0 a 06 anos e seus familiares, com oferta de serviços da Assistência Social, Educação, Saúde, Pastoral da Criança, gincanas e brincadeiras esportivas e atrações culturais.
O objetivo principal da ação foi oferecer um momento de serviços para o público alvo e fortalecer o vínculo familiar das crianças com seus responsáveis, proporcionando-os atividades de entretenimento e cultural. As atividades realizadas pela Secretaria de Assistência Social alcançaram em torno de 400 atendimentos durante a realização da Expo Baby.
Aconteceram oficinas foram realizadas pelo CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e Programa Criança Feliz, sendo disponibilizado também um espaço de beleza para as crianças e gestantes, com corte de cabelo, escova, serviço de manicure e maquiagem.














Sem comentários:

Enviar um comentário