Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Parques eólicos parados no RN pesam no custo e colaboram para reajuste de tarifa, diz Aneel



Um problema de infraestrutura, que inclui também problema de gestão, tem consequência na conta de luz dos brasileiros e, infelizmente, em caráter preocupante para o nosso Estado. No início do ano, o programa Bom Dia Brasil exibiu uma reportagem em que os parques eólicos estão parados por falta de linhas de transmissão. Agora em julho, 19 deles completaram um ano sem funcionar. Um prejuízo que já passa de R$ 400 milhões.


Vale destacar que se estivessem funcionando, os geradores seriam capazes de alimentar mais de 500 mil casas com média de quatro moradores em cada uma, ou uma população de mais de dois milhões de habitantes.

No Rio Grande do Norte, sete parques estão na mesma situação. Eles foram inaugurados há um ano e não funcionam por falta de linhas de transmissão. A CHESF, companhia estatal que deveria ter entregue as conexões, atribui o atraso a três fatores: o processo de licenciamento ambiental, o processo de anuência dos órgãos do patrimônio histórico, e hoje uma questão muito grave, a questão fundiária

Os parques eólicos Rio Grande do Norte, incluindo o estado da Bahia, já receberam cerca de R$ 400 milhões durante este ano em que ficaram parados. E para piorar esta situação vergonhosa, segundo a Aneel, no fim, quem paga essa conta é o consumidor, pois esse valor é considerado um custo extra e entra no reajuste da tarifa.

Com informações do Blog do Bg / imagens e edição Eurípedes Dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário