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quinta-feira, 26 de julho de 2012

Procons vão cobrar melhorias na Oi

Valter Campanato/ABrJoão Rezende, da Anatel:  monitoramento das empresas será mais ágil
João Rezende, da Anatel: monitoramento das empresas será mais ágil



Andrielle Mendes - Repórter

Os órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor da região Nordeste vão pressionar a Oi para que melhore o serviço prestado na região. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) convocará uma reunião com a operadora e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula o setor de Telefonia, nas próximas semanas. A Oi deverá comprovar os investimentos que aplicou nos estados e apresentar novos investimentos. 

A Oi é a segunda operadora com o maior número de queixas no RN. São 32 registradas entre o início de janeiro e o início de julho no Procon RN. A operadora fica atrás apenas da TIM, com 100 queixas registradas no período. A proposta inicial, segundo Araken Farias, coordenador do órgão, era suspender as vendas da operadora em toda a região, mas nem todos concordaram. "A maioria dos Procons preferiu solicitar um novo plano à operadora antes de suspender as vendas. A suspensão, no entendimento deles, prejudicaria os consumidores, que teriam menos opções no mercado", afirmou Araken. 

Questionado sobre o efeito prático da medida, semelhante a adotada recentemente pela Anatel, Araken respondeu que é necessária. "Tanto que os Procons concordaram". Na última semana, a Agência Nacional de Telecomunicações anunciou a suspensão da venda de linhas da Claro, da Oi e da TIM, nos estados em que registram mais queixas dos usuários, devido ao aumento do número de reclamações. A medida passou a valer na última segunda-feira (23). A Oi teve as vendas suspensas em cinco estados. A Claro em três e a TIM, com o maior corte e a única a sofrer restrições no RN,  em 18  unidades da federação mais o Distrito Federal. 

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