Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2019

Natal relembra encontro de Getúlio e Roosevelt.



A Fundação Rampa realizou neste sábado (26) a “Conferência do Potengi”, evento que encena o encontro dos presidentes brasileiro Getúlio Vargas e americano Franklin Roosevelt, ocorrido há 76 anos em Natal. O diferencial desta edição é que a entidade abrirá seu acervo de 2ª Guerra ao público.

Às 9h haverá concentração na Rua Professor Antônio Campos, 2290, Lagoa Nova, onde será lançada a exposição permanente sobre a história da aviação do RN.

Às 10h será feito o tradicional cortejo de jeep com atores representando os presidentes Vargas e Roosevelt para relembrar um dos grandes momentos da história mundial que ocorreu em Natal quando, no dia 28 de janeiro de 1943, os dois presidentes do Brasil se encontraram às margens do Rio Potengi para definir a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

A reunião ocorreu na Rampa e ficou denominada Conferência do Potengi. Ali també decidiu-se por transformar a Rampa em uma base aérea militar. Depois dali, a primeira tropa da Força Expedicionária Brasileira (FEB) embarcou para lutar na Itália em junho de 1944.

Sem comentários:

Enviar um comentário