Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Polícia Civil do RN inaugura Central de Flagrantes 24 horas.



Nesta quarta-feira (28), a Polícia Civil do Rio Grande do Norte inaugurou uma Central de Flagrantes, que atenderá todas as ocorrências de flagrantes delitos que tenham sido praticadas nas Zonas Sul, Leste e Oeste de Natal. 

Além disto, a Delegacia de Plantão Zona Sul, que funcionava na Avenida Prudente de Moraes, também mudará de prédio. Os serviços da Central de Flagrantes, que funcionarão 24 horas, serão prestados em um prédio que existe dentro da área da sede da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL), localizada no bairro de Cidade da Esperança. 

Em solenidade realizada hoje, o programa RN Sustentável, através de recursos com o Banco Mundial, entregou uma van, no valor de R$ 146.700,00 reais, a fim de melhorar a estrutura e o trabalho realizado pela Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (CODIMM).

A estrutura da Central de Flagrantes foi reformada e adaptada para dar suporte a todos os serviços que irão ser mantidos dia e noite. A Polícia Civil montou equipes que atenderão ao público e receberão os presos em flagrante que foram detidos por policiais militares ou policiais civis. Dois delegados trabalharão durante todo o dia, para receber os flagrantes. 

Esta forma de trabalho vai permitir que haja um desafogamento dos trabalhos que antes eram realizados nas delegacias distritais. O delegado, que antes interrompia oitivas marcadas e produção de inquéritos, terá mais tempo para se dedicar aos procedimentos internos de investigação.

Na recepção, os cidadãos contarão com um painel informativo que marcará ordem e tempo de atendimento. Além disto, as mulheres que forem vítimas de violência serão atendidas exclusivamente por policiais civis do sexo feminino, em uma sala exclusiva, a qual será chamada de “Sala Lilás Margareth Gondim”, em homenagem à primeira delegada da defesa da mulher do estado. Neste espaço, uma agente de Polícia Civil capacitada fará o atendimento e acolhimento das vítimas mulheres.

O delegado geral de Polícia Civil, Claiton Pinho, destacou a importância da Central de Flagrantes no que tange à agilidade de procedimentos, bem como do trabalho das polícias civil e militar. “Nós estamos entregando hoje à sociedade a 1ª Central de Flagrantes do estado. Esse projeto foi desenvolvido pela Polícia Civil ao longo de todo esse ano de 2016, contando com a colaboração de todos os diretores para que esse feito chegasse e culminasse com a inauguração dessa Central, a qual fornecerá um local de excelência para que os policiais desenvolvam as suas atividades. O novo prédio possibilitará uma maior agilidade nos procedimentos internos, e no trabalho de equipes de polícias civil e militar”, destaca o delegado geral, Claiton Pinho.

Um outro diferencial do prédio é a existência de uma entrada exclusiva para presos, o que garantirá uma maior segurança. Os cidadãos não terão nenhum contato com os suspeitos que estiverem sendo conduzidos à Central de Flagrantes ou à Delegacia de Plantão Zona Sul. A estrutura do prédio também conta com dois cartórios; um alojamento; uma copa; duas celas de contenção para presos; e uma sala de investigação.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Caio Bezerra, a estrutura da Central de Flagrantes também assegurará um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência, que terão uma sala reservada para elas. “A Central de Flagrantes é um sonho concretizado não só pela Polícia Civil, mas também por toda a segurança pública, que contará com uma concentração de flagrantes em um regime de 24 horas mais célere. Através dessa estrutura, feita com o apoio do Itep, o nosso atendimento se tornará mais eficiente, especialmente às mulheres vítimas de violência, que serão acolhidas por policiais capacitadas”, explica o secretário, Caio Bezerra.

Na inauguração do local, o governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, ressaltou a conquista do novo espaço, evidenciando que a inovação melhorará o padrão da segurança pública do estado. “Esse é um momento novo e histórico para o Rio Grande do Norte, o qual estamos realizando um sonho de otimização dos serviços da segurança pública, que dessa forma realizado hoje, dará uma maior tranquilidade às pessoas das Zonas Sul, Leste e Oeste de Natal. A Central de Flagrantes é uma grande conquista, principalmente no que se refere ao atendimento à população, que será recebida por equipes qualificadas”, ressalta o governador do RN, Robinson Faria.

Toda esta estrutura física e organização do trabalho proporcionará uma celeridade muito grande nos procedimentos feitos pela Polícia Civil em Natal. Haverá um dispêndio menor de tempo e dinheiro. O trabalho da Polícia Militar também será beneficiado, com a concentração de flagrantes em um mesmo prédio. Não haverá mais necessidade de ficar procurando delegacias específicas, tudo ficará concentrado na Central de Flagrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário