Páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

Jandaíra: Em nota o secretário de educação ataca este blogueiro.

O secretário de educação do município de Jandaíra, Jocelino Dantas, que é do PT e fez parte da gestão de Fábio Marinho, o mesmo  votou em Selmo de Melo candidato do ex-prefeito Fabinho Marinho em 2012, emitiu em seu blog uma nota sobre a falta parcial da merenda escolar nas escolas municipais.

O secretário não se limitou em tentar explicar a falta de merenda mesmo que parcial, o secretário diz que a matéria foi de interesse pessoal, uma vingança e que era de interesse politico, o secretário esqueceu que esse blogueiro votou sempre neste grupo que hoje administrar a cidade, já ele e o PT que era Silvano, passou para Fabinho e hoje é Beto Roque.

veja logo abaixo a infeliz nota do secretário de educação publicou em seu blog. enquanto isso nada de reposição da merenda escolar.


Considero que os investimentos em educação devam serem prioritário seja qual for sua esfera, federal, estadual ou municipal. E neste caso específico de fato há a falta temporária de alguns itens conforme noticiou o blogueiro Eurípedes Dias, porém eu juntamente com nossa equipe estamos com todas as nossas solicitações em dia e antecipadamente realizadas junto a empresa fornecedora e a Secretaria Municipal de Finanças responsável pelas compras não tão somente da educação como de outras secretarias.

O atraso da entrega está mais uma vez no fornecedor que infelizmente fruto do processo livre licitatório não é do município e tem tido sérios problemas. Em relação a notícia do amigo blogueiro, esclareço que respeito a produção e o papel das redes sociais e dos blogs assim como eu faço isso desde de 2009, mas por outro lado o que questiono e acho estranho é que infelizmente a maioria de nossos blogues locais não representa uma ação de fato social ou que traga a voz da sociedade e sim matérias intrinsecamente do interesse político de alguém ou de grupos partidários que discutem apenas o poder pelo poder ou matérias que representam descarrego de vingança por negócios financeiros que não interessa a coletividade.

Sempre tive compromisso local, regional, estadual ou nacional com a luta por políticas públicas e sociais que atendam os anseios dos cidadães, mas infelizmente estamos diante de uma estrutura de estado e uma máquina pública burocratizada e organizada que não atende a tempo rápido esses anseios. Ou seja, por mais que tenhamos princípios diferenciados e tentamos criar caminhos para que possamos garanti essa rapidez na gestão, mas ainda assim ainda não suficiente, mas de minha parte estamos na luta.

Quanto a educação acredito que todos nós e quando falo todos nós me refiro aqueles que amam e lutam para que tenhamos uma sociedade melhor e isso passe pela porta da educação estamos no caminho da criação do sistema nacional de educação, assim como tem o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) teremos o da educação. Isso fruto do Plano Nacional de Educação e em Jandaíra fruto do Plano Municipal de Educação aprovado recentemente na Câmara.

Espero ainda nessa gestão ou nas próximas, seja o prefeito Beto Roque ou não uma secretaria de educação mais fortalecida, com gestão descentralizada, com gestão democrática nas escolas e com mais participação e controle social. Somente assim poderemos ver mais e mais avanços e podermos vencer mais desafios.

Atualmente é importante lembrar que passamos por sérias dificuldades enquanto gestores, seja na pessoal do prefeito quanto todas as demais estruturas do governo, realidade está que se repete pela grande maioria dos municípios pequenos brasileiros. Este mês de setembro as parcelas do dia 10 e 20 do FPM ficaram zeradas, os recursos do Imposto Sobre Serviços (ISS) oriundos princialmente  das empresas de eólicas também estão em queda pelo fato da conclusão do atual parque ainda não inicio das demais obras previstas para o município. Mensalmente o município de Jandaíra recebe do FNDE através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) exatamente R$ 13.432,00 valor que o município chega a triplicar em contra partida para atender a demanda das escolas.

Não coloco esses dados para tentar justificar a possibilidade da falta de itens ou falta total de merenda até porque acho que deveria falta tudo menos isso, mas para que possamos entender e esclarecer as más línguas sobre nosso papel onde estamos ocupando a Secretária Municipal de Educação deste município. Por fim estamos tentando junto a empresa, com nosso prefeito e aos demais setores da gestão para que logo no inicio da próxima semana o problema esteja regularizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário