Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FOTOS: Máquina que transforma fezes em água potável já é realidade.

6tzdsp723_4rzuxx1gca_file

No começo do ano, Bill Gates compartilhou um vídeo em que ele bebia água feita a partir de fezes humanas. Agora, a máquina que recicla a água já está em pleno funcionamento.

Intitulada JOP (Janicki Omni Processor), a máquina está instalada em Dakar, no Senegal. Lá ela é capaz de gerar 86 mil litros de água e 250 kw de energia elétrica todos os dias.

O JOP reúne quantidades grandes de dejetos e transforma-os em um processo muito rápido.A máquina também pode ser ajustada para trabalhar de acordo com o local em que ela está.
4wsmdjawf0_18mjctntf6_file9fuwp33ml6_5jjag33ze9_file308h20sjbl_7nbb30q6cd_fileO objetivo da máquina é criar um sistema de reúso mais em conta para países em desenvolvimento, uma vez que sistemas de saneamento são muito caros.

Com o JOP, a qualidade de vida aumenta, e a saúde dos moradores também. Segundo Gates, a maioria das tecnologias do JOP já está no mercado há muito tempo, mas uma máquina desse tipo só não havia sido feita ainda porque nenhuma pessoa envolvida com tecnologia sofre dos problemas enfrentados pela população pobre, como doenças contraídas via água contaminada.

Segundo o fundador da Microsoft, uma empresa de Senegal está negociando a aquisição de uma máquina igual à JOP. De qualquer forma, a equipe JOP continua trabalhando na máquina para deixá-la menor e mais barata.
R7

Sem comentários:

Enviar um comentário