Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Cabo Jeoás toma posse na Câmara Municipal de Natal.


A Câmara Municipal de Natal ganhou um novo vereador a partir desta quarta-feira(7) com a posse do Cabo Jeoás Santos, que assumiu no fim desta manhã, a cadeira deixada pelo vereador George Câmara (PCdoB), indicado para Secretário de Esportes da gestão Robinson Faria. Jeoás participou do pleito de 2012 e ficou como suplente pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ao obter 1.973 votos.
As principais proposições do mandato do Cabo Jeoás serão direcionadas para a Segurança Pública. “Precisamos entender que a Segurança Pública não é apenas um problema de polícia. O policiamento nas ruas deve ser apenas um complemento de ações do poder público para garantir a boa convivência entre as pessoas. As ações principais para a manutenção da Segurança Pública devem ser as políticas públicas de inclusão social e de geração de emprego e renda para a população, além de políticas públicas de universalidade no acesso aos serviços básicos como saúde e educação”, afirma Cabo Jeoás.
Discutir Segurança Pública no mandato do Cabo Jeoás será também debater com a sociedade os diversos problemas do dia a dia e propor no legislativo municipal as mudanças necessárias que deverão ser implantadas pelo executivo municipal. Fiscalizando e garantindo as aplicações dos recursos no desenvolvimento e evolução de nossa cidade.
Para os policiais e bombeiros militares, que são diretamente responsáveis por essa conquista, o Cabo Jeoás garante que, apesar da atuação como vereador ser limitada junto à categoria, vai dar continuidade ao histórico de lutas, articulação e atuação política na busca pelo fortalecimento das entidades representativas e por melhorias de condições de trabalho. “Vamos intermediar junto ao poder executivo estadual e a Assembleia Legislativa a condução e proposição de mudanças necessárias para a valorização dos profissionais da segurança e a garantia do cumprimento dos acordos do governo anterior”, afirma.
O mandato também dará continuidade ao direcionamento das propostas do vereador George Câmara e do PCdoB com ênfase na necessidade de garantirmos uma cidade melhor para a população natalense. “Vamos reafirmar uma marca do partido que é estar presente junto à população e trazer os anseios dela para a Câmara Municipal de Natal”, explica o Cabo Jeoás.
Histórico
Jeoás Nascimento dos Santos, 34 anos, começou sua formação política no movimento estudantil quando estudava Construção Civil na Escola Técnica Federal – ETFRN (atual IFRN), onde participou do Grêmio Estudantil. Formado no ano passado em Direito na Universidade Potiguar (UNP) também é vice-presidente da Igreja Batista do conjunto Jardim Petrópolis.
Ingressou nos quadros da Polícia Militar há 14 anos e desde 2003 passou a atuar junto a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACS PM/RN) na busca de cidadania, dignidade e melhores condições de trabalho e salários para os policiais e bombeiros.
Em 2006, o Cabo Jeoás foi eleito Conselheiro Tutelar de Natal – Zona Leste e assumiu a gestão da ACS que passou a ser uma referência na luta e na representação dos policiais e bombeiros militares potiguares e brasileiros. Acusado de deserção foi excluído da corporação por participar da paralisação da categoria em 2007, só retornando aos quadros da Polícia Militar dois anos depois, por meio de decisão judicial. Mesmo excluído foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade, com mais de 80% dos votos, onde permaneceu até abril de 2012.
Cabo Jeoás atuou também representante da Anaspra – Associação Nacional dos Praças, entidade na qual participou da criação e foi Diretor Regional Nordeste e vice-presidente.
Em 2010 participou ativamente da aprovação da Lei da Anistia pelo Congresso Nacional e pelo então presidente Lula. A lei beneficiou os policiais militares que participaram da greve no RN e rendeu anistia para mais nove estados da federação. Em 2011, Jeoás foi eleito para mandato no Conselho Estadual de Direitos Humanos. Pela participação nas negociações da greve da PM baiana em 2012, o Cabo Jeoás permaneceu preso por 40 dias.
Em 2013, Jeoás assumiu a Defesa Civil do Município de Natal, desenvolvendo um trabalho de monitoramento e prevenção dos riscos, principalmente junto às populações mais carentes. Interditou vários prédios públicos, inclusive postos policiais e delegacias, por falta de condições de trabalho e risco de desabamento.
Já 2014 participou efetivamente da criação da proposta de modernização do Estatuto da Polícia Militar, do Código de Ética e Disciplina e a forma de remuneração por subsídio e da Lei de Promoção.

Sem comentários:

Enviar um comentário