O que há de real na não divulgação da pesquisa Certus programada para ser publicada neste sábado no Rio Grande do Norte?
Para o grupo do candidato a governador Henrique Alves (PMDB), os números não foram divulgados porque foram favoráveis ao peemedebista, e não ao candidato Robinson Faria (PSD), contratante da mesma.
Para o grupo de Robinson, a pesquisa, mesmo favorável ao candidato do PSD, poderia ter sido melhor, já que as entrevistas foram feitas antes da divulgação dos números do Ibope, que colocaram Robinson na dianteira, com vantagem de 8 pontos, somados apenas os votos válidos.
Para se alinhar ao tempo, a campanha de Robinson mandou fazer novas entrevistas para divulgar quarta-feira, e nos bastidores, a informação é que a campanha quer aproveitar mais o resultado do Ibope.
Efeitos de marketing.
Na real, a estratégia é tentar crescer a vantagem de Robinson depois do efeito Ibope, quando se registrou o famoso ‘pula-pula’ de reta final, onde as lideranças “mudam de ideia” para não se descolarem do poder.
A pesquisa Certus apontou uma maioria de Robinson sobre Henrique de quase 6 pontos, e divulgar, seria dar subsídio para o marketing de Henrique registrar uma “queda” do adversário, alertando as lideranças em relação ao “pula”.
É isso o que tem de real na não divulgação da pesquisa.
Estratégia que pode ser boa para o candidato, mas ruim para o instituto de pesquisa, em tempos onde eles andam bem desacreditados.
Por Thaisa Galvão
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