Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Mais de oito mil denúncias de violações contra idosos são registradas no RN.



Já imaginou um idoso ou uma idosa sendo alvo de piadas ofensivas, chantagem, ameaças, intimidações, xingamentos e humilhações? Já imaginou um idoso ou uma idosa levando beliscões, “tapinhas”, chutes e empurrões? Já imaginou um idoso ou uma idosa ser deixado sozinho e ter o acesso a alimentos e remédios negligenciados? Já imaginou um idoso ou uma idosa ser proibido de ter contato com outras pessoas e ter seu dinheiro e bens apropriados por outros de forma indevida? Já imaginou um idoso ou uma idosa sofrer abuso sexual, mutilação e até ser assassinado?

Pois é, infelizmente, situações como essas fazem parte da realidade de milhares daqueles que integram a parcela da população da chamada “terceira idade”. E os números comprovam esse triste cenário.

Dados do Disque 100, serviço do Governo Federal que recebe denúncias de violações contra diversas parcelas da sociedade, mostram que mais de oito mil registros de violência contra a pessoa idosa foram notificados apenas no Rio Grande do Norte, nos últimos nove anos.

15 de junho

A data marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em alusão à data foi criado o Junho Violeta, com o mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa e com a finalidade de repudiar todo ato de violência e denunciar os casos.

Sem comentários:

Enviar um comentário