Páginas

domingo, 22 de agosto de 2021

Jandaíra: Foram investidos mais de R$ 420 mil na construção e aparelhamento da Casa do Mel que irá beneficiar 18 jovens da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca).


A 120 km de Natal, no município de Jandaíra, mesmo nome da abelha nativa sem ferrão da região, 18 membros da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca), produzem o conhecido mel de Jandaíra. É na meliponicultura, a extração sustentável do mel da abelha sem ferrão, que esses homens e mulheres do campo tiram a própria renda há pelo menos 10 anos. A governadora Fátima Bezerra, visitou o grupo nesta sexta-feira (20).

Com foco no crescimento da produção e sustentabilidade do negócio que significa e marca a busca pelo equilíbrio regional, os associados do Joca buscaram o apoio do Governo do Estado e foram agraciados com o edital de Iniciativas de Negócios Sustentáveis de Inclusão Produtiva. O benefício veio com a construção e aparelhamento de uma unidade de beneficiamento totalmente adequada às legislações vigentes. O investimento, viabilizado com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, ultrapassou os R$ 420 mil.

“Dar condições de desenvolvimento desta cadeia produtiva é dar esperanças a esses jovens de viverem em sua terra e dela tirar sustento. Com investimentos que garantam oportunidades, cada vez mais os jovens vão dissociar o sucesso da busca em grandes centros”, pontuou Fátima Bezerra.

A partir dessa aplicação, a Casa de Mel foi reformada, ampliada e agora conta com cozinha comunitária e auditório. Também foi adquirido um veículo utilitário, máquinas e equipamentos apícolas como colmeias, tanques decantadores, fumigadores, mesas inox, centrífugas, baldes, cilindros, kits de EPI com luvas, botas, roupas e máscaras, balança eletrônica, embalagens, mobiliários e computadores para escritório.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário