Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2018

Parece ser algo inédito no Brasil: Prefeito no RN consegue administrar bem duas “cidades”

O desafio de administrar duas “cidades” é encarado com coragem, determinação e muito trabalho pelo prefeito de Guamaré, Hélio Willamy. Além de manter todos os serviços básicos funcionando bem na sede do município, a prefeitura investe um bom volume da sua receita própria na segunda “cidade”, onde reside quase o dobro de toda a população do vizinho município de Galinhos. Estamos falando do distrito de Baixa do Meio.
São pouco mais de 5 mil habitantes que residem em Baixa do Meio e adjacências, segundo o último censo do IBGE. Somente na área de saúde, a Prefeitura de Guamaré mantém na localidade uma Unidade Básica de Saúde de Porte II, uma Unidade Básica de Porte Obrigatório, três equipes da Estratégia Saúde da Família-ESF e ainda três consultórios odontológicos. Essa estrutura atende em média 3 mil usuários ao mês.
Também na saúde pública de Baixa do Meio, a prefeitura custeia o pleno funcionamento de um Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB. O núcleo atende em média de 400 pacientes ao mês, prestando serviços nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiólogo e serviço social.
15 especialidades médicas
Também na localidade, que fica as margens da BR 406, destaca-se nos serviços de Saúde, um Ambulatório Médico Especializado – AME, que atende uma média 1.200 pacientes ao mês em mais de 15 especialidades médicas e uma Unidade de Pronto Atendimento- UPA 24h, que funciona em regime de plantão, na modalidade hospital e pré-hospitalar móvel, assistindo em média 4. 500 pacientes ao mês.
A comunidade também conta com um posto de atendimento de vigilância sanitária com agentes de saúde e de combate as endemias. “Baixa do Meio recebeu nos últimos 5 anos um grande reforço na sua estrutura de saúde pública, na atenção básica, sendo esta uma das metas do prefeito Hélio Willamy”, destacou o Secretário de Saúde, Adriano Diógenes.
Esporte 
No esporte não é diferente, o investimento da Prefeitura de Guamaré no cuidado com as pessoas que residem em Baixa do Meio. Assim como acontece com as mulheres que moram na sede do município, no distrito, o público feminino tem a oportunidade de praticar exercícios físicos de forma gratuita. Atualmente o Projeto Bem Estar beneficia cerca de 406 mulheres, na faixa etária de 14 a 60 anos de idade, oferecendo aulas de ginástica coletiva gratuitas.
O Projeto “Livro na Mão, Bola no Pé”com a modalidade de futebol de campo é outra ação da prefeitura que chega também ao distrito de Baixa do Meio. O objetivo é formar atletas, dentro de uma proposta inovadora e diferenciada, tirando crianças e adolescentes das ruas. “Os treinos acontecem de forma programada, com formação por etapas, sendo a prática do futebol adaptada a cada faixa etária”, destacou Larissa Mayara, Secretária de Esporte do Município.
O “Projeto Vida Saudável” é outra boa iniciativa da prefeitura na área do esporte. O projeto é direcionado para os idosos de Guamaré e Baixa do Meio e atende o público alvo com atividades físicas, acompanhamento na área de saúde e ainda recreação com festas em datas comemorativas e passeio para outras cidades do estado.
11 milhões no social
No município de Guamaré, 8% do orçamento municipal são destinados a execução da Política Municipal de Assistência Social.  3.918 famílias são atendidas com serviços, programas, projetos e benefícios voltados à efetivação dos direitos das crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. Em 2017, foram aplicados na Assistência Social pouco mais de R$ 11 milhões.
Os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS do Centro e de Baixa do Meio, que obtiveram um índice (IDCRAS) de 100% de qualidade de gestão, atenderam/acompanharam em 2017 a 3.669 pessoas/famílias. O Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS atendeu/ acompanhou em 2017 a 52 famílias com direitos violados e atendeu a 1370 pessoas em atividades coletivas.
No distrito de Baixa do Meio, assim como acontece na sede, funcionam o CRAS e o SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. O Cadastro Único e os programas Criança Feliz e o PAPI também estão incorporados a política de assistência social que apresenta ainda um Restaurante Popular na localidade. A unidade serve refeições completas ao custo de R 1 real, subsidiadas pelo Município.
Educação
A Educação no distrito de Baixa do Meio também atende satisfatoriamente a comunidade. Na localidade e adjacências estão instaladas sete escolas da rede municipal, funcionando nas modalidades de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJA. Em 2018, foram matriculados 259 alunos na Educação Infantil, 594 alunos nos Anos Iniciais, 478 alunos nos Anos Finais e 260 Alunos na Educação de Jovens e Adultos.
Existe também o atendimento referente a arte e cultura, no distrito de em  Baixa do Meio, através do Proarte, que atende a um público de 260 alunos, entre crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos e 11 meses, matriculados em escolas públicas municipais e/ou estaduais. O projeto disponibiliza oficinas de ballet, artes, violão, canto e coral, educação ambiental, violino, instrumentos de sopro, entre outras.
Também em Baixa do Meio, a Prefeitura de Guamaré disponibiliza a oferta Educacional Especializada, realizada através do Numeesp – Núcleo Municipal de Educação Especial. A unidade presta serviços em psicopedagogia, fonoaudiologia, alfabetização em libras e ainda dispõe de apoio pedagógico.
Destaque na cultura 
Outro destaque em Baixa do Meio é o Núcleo Cultural da Escola Maria Madalena da Silva, premiado em 2010, 2012, 2014, 2015 e 2017 no FestUern, um dos maiores festivais de teatro do estado do Rio Grande do Norte. O grupo recebe total apoio da prefeitura.
“Nossa disposição é de trabalhar ainda mais por Baixa do Meio e Guamaré, sem esquecer das nossas comunidades”, declarou o prefeito Hélio Willamy, lembrando que a sua gestão não tem medido esforços para saldar dívidas históricas nas mais diversas áreas.
A comunidade de Baixa do Meio reconhece a boa gestão de Hélio no distrito
UPA 24 horas atende em média 4.500 pacientes ao mês em Baixa do Meio
Escola Maria Madalena foi totalmente reformada e equipada com laboratórios
Grupo de Teatro de Baixa do Meio, reconhecido e premiado fora de casa
Prefeitura mantém Restaurante Popular em pleno funcionamento na localidade
Distrito também ganhou novas praças e outros equipamentos urbanísticos na atual gestão

Fonte: Blog Celso Amâncio

Sem comentários:

Enviar um comentário