Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Lula ganha prêmio internacional pela defesa das 4 liberdades

por  BLOG JORNAL DO RN
Lula em reprodução do video
de Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi contemplado com o "Prêmio Internacional das Quatro Liberdades" concedido na Holanda pela Fundação Roosevelt Stichting.
Esse prêmio foi concedido anteriormente a expressões mundiais como Nelson Mandela, Desmond Tutu e Jimmy Carter.
Como o ex-presidente não pôde viajar a Middelburg, Holanda, para receber o prêmio, mandou gravada em vídeo a sua mensagem de agradecimento, transmitido sábado, em solenidade prestigiada pela presença da Rainha Beatrix e do primeiro dos Países Baixos, Mark Rutte.
Em sua fala, citou o ex-presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt como grande estadista e um exemplo de democrata.
Foi ele que criou a expressão "quatro liberdades", ao falar, em 1941, no Congresso Americano: 1) Liberdade de opinião e de expressão; 2) Liberdade de culto; 3) Liberdade das privações; e 4) Liberdade dos temores.
Lula termina sua fala dizendo-se otimista com o futuro.
- Quando hoje olho ao meu redor e vejo que, nos quatro cantos do mundo, há nesse momento milhões e milhões de homens e mulheres que não se deixam dobrar pela opressão e pelas dificuldades, sinto-me reconfortado. Tenho motivos para encarar o futuro com otimismo".
E citando Goethe concluiu:
- Só merece a liberdade e a vida quem luta por elas todo dia.
O ex-presidente foi representado na solenidade pela diretora do Instituto Lula, Clara Ant.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo e ler reportagem completa.


Nota minha - A`fala do presidente Lula deveria ser reproduzida em todos os países que não respeitam as liberdades individuais e naqueles em que as quatro liberdades vivem sob ameaça, como em Cuba, Venezuela e Bolívia.

Sem comentários:

Enviar um comentário