O túnel da avenida Romualdo Galvão, uma das principais obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas, em Natal, teve o acesso liberado para o trânsito de veículos por volta das 10h30 deste domingo (25). O túnel, que passa sob a avenida Lima e Silva em direção à zona Sul da cidade, foi o primeiro a ser inaugurado dos cinco que compõem o Complexo Viário de Natal - que possui ainda dois viadutos (sendo um deles estaiado) e mais duas passarelas.
Segundo o inspetor Carlos Eugênio, do Departamento de Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), inicialmente o tráfego está permitido a partir do acesso à avenida Lima e Silva, de onde os veículos seguirão até a rua Norton Chaves, no bairro de Nova Descoberta, para em seguida ter acesso à zona Sul, e com a possibilidade ainda de retorno ao Centro da cidade pela avenida Salgado Filho.
A Semob informa também que o motorista tem a opção de seguir para o anel viário do Campus da UFRN e acessar a avenida Roberto Freire até a praia de Ponta Negra e região.
Vejas as datas de liberações dos túneis, viadutos e passarelas que fazem parte do Complexo Viário de Natal
25 de maio Túnel sob a avenida Romualdo Galvão
9 de junho Viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais sobre a avenida Lima e Silva
9 de junho Túnel da avenida Lima e Silva sob a avenida Prudente de Morais
9 de junho Túnel da avenida Jerônimo Câmara sob a avenida Prudente de Morais
9 de junho Passarela de pedestres sobre a avenida Prudente de Morais
10 de junho Passarela de pedestres sobre a avenida Lima e Silva
12 de junho Túnel da avenida Capitão-mor Gouveia sob a avenida Prudente de Morais
15 de junho Túnel da avenida Raimundo Chaves sob a avenida Prudente de Morais
30 dias após o fim da Copa Viaduto da BR-101
Fonte: Prefeitura de Natal
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Túnel da avenida Romualdo Galvão foi liberado na manhã deste domingo (25); ele passa sob a avenida Lima e Silva em direção à zona Sul da cidade (Foto: Heloísa Guimarães/ Inter TV Cabugi) |
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Ainda de acordo com o inspetor, a implantação do túnel objetiva escoar o tráfego de veículos que se deslocam do Centro da cidade para zonas Sul e Oeste, com fluxo seguindo pela BR-101 e a Norton Chaves. “Mas, por ora, somente estão sendo liberados os fluxos de veículos pela avenida Romualdo Galvão com o acesso à rua Norton Chaves. Já o fluxo de veículos a partir da marginal da BR-101, passando por baixo do viaduto, somente estará liberado no dia 30 de junho”, ressaltou.
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Arte gráfica mostra como ficará o viaduto estaiado está sendo erguido no cruzamento das avenidas Prudente de Morais com a Lima e Silva (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal) |
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Cronograma de liberações
De acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, as demais vias que compõem o Complexo Viário de Natal só serão liberados à medida que forem feitas as devidas sinalizações. O cronograma da prefeitura prevê para o dia 9 de junho a liberação do viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais sobre a avenida Lima e Silva.
No mesmo dia também deve ser liberado o trânsito de veículo pelo túnel da avenida Lima e Silva que passa sob a avenida Prudente de Morais, além da liberação do túnel da avenida Jerônimo Câmara sob a Prudente de Morais e da passarela de pedestres sobre a avenida Prudente de Morais.
No dia 10 de junho, ainda de acordo com o cronograma, será entregue a passarela de pedestres sobre a avenida Lima e Silva, na esquina com a rua Morais Navarro. Para o dia 12 de junho, está prevista a liberação do túnel da avenida Capitão-mor Gouveia sob a avenida Prudente de Morais. Por fim, no dia 15 de junho, deve ocorrer a liberação para o tráfego pelo túnel da avenida Raimundo Chaves sob a avenida Prudente de Morais.
O viaduto da BR-101, no entanto, será o único a ser concluído e não entregue dentro do cronograma. Segundo o prefeito Carlos Eduardo, a liberação deste viaduto só vai acontecer 30 dias após a Copa.
As obras
As obras do Complexo Viário de Natal, no entorno da Arena das Dunas, foram iniciadas no dia 22 de outubro de 2013, com custos orçados em R$ 222,4 milhões, sendo R$ 179,9 milhões repassados pelo Governo Federal por meio de recursos do FGTS e R$ 42,5 milhões de contrapartida da Prefeitura do Natal. As obras são de responsabilidade do consórcio constituído entre a Construtora Queiroz Galvão (60%) e Ferreira Guedes (40%) e foi estimada para ser concluída dentro do prazo de 330 dias.