Natal(RGN) - Vale tudo para ser eleito.
A resposta a esta pergunta é dos políticos do Rio Grande do Norte, o quarto lugar no ranking dos Estados que foram instaurados inquéritos policiais para apurar o crime eleitorais, segundo da Policia Federal do Rio Grande do Norte levantamento feito em 4 anos (2006 a 2010), foram instaurados 483 inquéritos para investigações, referentes tais delitos e só na cidade de Mossoró,em Natal tem 1 051.
Uma reportagem recente, publicada no jornal Folha de São Paulo, mostra um levantamento feito junto à Polícia Federal sobre investigações de crimes eleitorais em todo o País, apontando o Estado do Rio de Janeiro como o campeão entre as 27 unidades da Federação, com 3.400 investigações iniciadas nos últimos quatro anos para se apurar delitos como compra de votos, caixa dois, inscrição e transporte irregular de eleitores, além da famigerada boca de urna.
Segundo o jornal desde 2006, a Polícia Federal abriu mais de 20 mil inquéritos em todo o país para apurar crimes relacionados às últimas eleições, desde os considerados pequenos até os mais graves, o que resultou no indiciamento de mais de 5.500 pessoas - alguns dos políticos que tiveram os mandatos cassados no período foram alvos de tais investigações.
Em segundo lugar no ranking está Minas Gerais, segundo maior estado em número de eleitores e onde a PF abriu 1.912 inquéritos nos últimos quatro anos. O Estado de São Paulo, onde se concentra 22% do eleitorado, o maior do país, vem logo abaixo, na terceira posição, quase empatado com o Rio Grande do Norte, que tem 1,6% do eleitorado do país e que é o caso mais representativo do Nordeste.
O principal crime, considerado o mais grave para procuradores, juízes federais e policiais ouvidos pela reportagem, é a compra de votos. Em seguida, dentre os delitos mais investigados pela PF, está o cadastramento irregular de eleitores, prática que é mais comum durante as eleições municipais.
Fonte: Arquivovip.com / Gunern
Fonte: Arquivovip.com / Gunern
Nenhum comentário:
Postar um comentário