Atualmente, os acidentes nas ruas e estradas são a maior causa de morte de pessoas com mais de 10 anos de idade, segundo apontou o relatório Estradas Seguras e Sustentáveis, lançado pela Campanha pela Segurança Global nas Estradas. De fato, o número de colisões nas vias é preocupante e vem aumentando a cada ano.
Em Mossoró, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 5.709 acidentes, de acordo com dados divulgados pela assessoria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Os números mostram que a cidade tem uma média de 570 acidentes de trânsito por mês, um índice considerado elevado por especialistas.
Somente no mês passado, conforme o relatório da assessoria, foram registrados 700 acidentes. O índice representa um aumento de 17,4% comparado ao mesmo período do ano passado, quando em outubro de 2011 a unidade hospitalar registrou atendimento de 596 vítimas de acidentes de trânsito de Mossoró.
Outro dado preocupante mostrado pelo relatório é o perfil dos cidadãos que se envolvem em acidentes de trânsito: a maioria é composta por homens com idade entre 18 e 40 anos. Dos 5.709 pessoas acidentadas que deram entrada no hospital neste ano, 4.136 são homens (72,6%) e 3.568 com idade entre 18 e 40 anos (62,4%).
Dos acidentes registrados em Mossoró, segundo destaca especialistas na área, a maior parte deles são ocasionados por pura imprudência e desrespeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Acidentes com motociclistas representam 76% do total
Dos 5.709 acidentes registrados neste ano pelo HRTM, 4.014 envolveram motociclistas. Os números são endossados pelas estatísticas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em que mais de 70% dos atendimentos são de vítimas de acidentes de moto.
Os dados refletem uma tendência nacional, inclusive se tratando de acidentes fatais. Em 2010, das 42,8 mil mortes causadas por acidentes de trânsito, quase 11 mil envolveram motociclistas.
Cerca de 80% das vítimas mortes - tanto nos acidentes de trânsito em geral como nos casos que envolvem motociclistas - são homens em geral na faixa etária entre 15 e 39 anos.
Assim como no Brasil, os acidentes com motocicletas cresceram muito em Mossoró, e os dados são preocupantes. Principalmente, porque a maioria das colisões poderiam ser evitadas, casos os motociclistas andassem mais atentos e fossem mais prudentes no trânsito.
Fonte: O mossoroense
Sem comentários:
Enviar um comentário