Páginas

sábado, 25 de setembro de 2021

Jean é um dos parlamentares de destaque em estudo sobre lideranças do Congresso Nacional.

 



O Senador é reconhecido pela Arko Advice por ser Líder da Minoria e participar das decisões políticas em conjunto com a Presidência da Casa

O Senador Jean (PT-RN) está entre as personalidades da “Elite Parlamentar”, segundo estudo realizado pela consultoria Arko Advice em sua edição 2021. O trabalho é feito anualmente desde 1998 por especialistas em análise política, estratégia e public affairs da Arko. O estudo tem como metodologia a conceituação e identificação das lideranças formais e informais do Congresso Nacional durante o ano.

Os Deputados Federais e Senadores que integram a Elite Parlamentar são aqueles com atuação decisiva sobre o andamento dos trabalhos, sobre a agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade ou de grupos políticos relevantes. Na edição deste ano, a Elite Parlamentar eleita pela Arko Advice é formada por 124 congressistas: 89 deputados federais e 35 senadores.

Da região Nordeste, são 45 parlamentares, mas apenas o Senador Jean Paul Prates representa o Rio Grande do Norte no estudo. Classificados como “lideranças formais” estão 79 parlamentares e outros 45, como “lideranças informais”. O Partido dos Trabalhadores conta com o maior número de nomes, tendo 14 parlamentares.

"Recebo com enorme prestígio a honra de ser o único parlamentar do meu estado reconhecido pela lista. Nosso mandato tem um compromisso forte de defender os interesses da classe trabalhadora e de aprofundar o debate sobre o desenvolvimento do nosso país, para que tenhamos um futuro de oportunidades e uma nação com representativos avanços sociais e econômicos para o povo brasileiro", pontuou Jean.

O Senador é considerado "liderança formal" pelo estudo, por ser Líder da Minoria no Senado e participar das decisões políticas em conjunto com a Presidência da Casa e demais lideranças; além de exercer influência na bancada do PT. As lideranças formais, de acordo com a consultoria, são aquelas com poder de decisão sobre a agenda e encaminhamento de deliberações; líderes partidários com peso político segundo o número de liderados; e presidentes e relatores das comissões nas quais tramitam as principais matérias da agenda legislativa no Congresso.


Sem comentários:

Enviar um comentário