Euripedes Dias

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Jandaíra: TRE anula convenção do MDB que indicou vice do PT.

 


Uma disputa na Justiça Eleitoral cancelou a convenção do MDB no município de Jandaíra, que indicou o candidato a vice na chapa do PT, partido que atualmente governa a cidade.

O imbróglio judicial ainda tem ares familiares. Lá, a prefeita Marina Marinho (PT) não pode disputar a reeleição, já que disputou e venceu as votações em 2016 e 2020. Por isso, indicou o aliado e ex-secretário de governo Reginaldo Vitorino, também petista, para a sucessão.

A vaga de vice ficou com o MDB, que indicou Roberto de Udo na convenção que ocorreu no último sábado (27).

Acontece que, até o dia 4 de julho, o presidente municipal do MDB era o pai de Marina, ex-prefeito Fábio Marinho, que foi destituído da direção municipal da sigla (assim como o resto do diretório) e uma nova direção assumiu a partir do dia 5.

Fábio articula e apoia a chapa da oposição, que tem o vereador Ricardo Paulino (Republicanos) como candidato, numa coligação que envolve PSDB, Cidadania e PSB.

Sem o diretório do MDB em mãos, Fábio Marinho entrou na Justiça contra o Diretório Estadual do partido, representado pelo vice-governador Walter Alves. Ele alegou que a destituição da antiga direção ocorreu de “maneira autoritária e arbitrária, sem que os membros do diretório fossem comunicados da medida e sem o cumprimento do devido processo legal”.

De acordo com Fábio Marinho, a dissolução do diretório em ano eleitoral, após o fechamento das filiações e às vésperas das convenções partidárias, ataca frontalmente a independência dos órgãos partidários e a soberania intrapartidária, podendo causar sérias mudanças nos resultados das eleições municipais.

Assim, ele formulou pedido liminar para suspender a dissolução da Comissão Definitiva Municipal do MDB Jandaíra e tornar ineficaz a constituição da Comissão Provisória Municipal, determinando o imediato restabelecimento do diretório anterior, até o julgamento de mérito. Solicitou ainda que fosse tornado sem efeito a convenção convocada pela nova composição do diretório.

Versão apresentada 

O Diretório Estadual do MDB apresentou contestação alegando, de forma preliminar, a incompetência da justiça especializada para analisar a questão. No mérito, afirmou que o autor, ao tempo da instauração do procedimento administrativo, era filiado ao DC e exercia as funções de presidente do Diretório Provisório Municipal de Jandaíra/RN.

Com a ciência da decisão e o devido processo legal, foi destituído dessas funções por ato do Presidente Estadual do Partido.

Fundamentou que a destituição ocorreu em conformidade com o Estatuto do MDB e que todas as notificações foram devidamente enviadas. Reafirmou a legalidade do procedimento e apresentou matérias jornalísticas que embasariam o pedido de destituição.

Em decisão desta segunda (29), o juiz eleitoral Rainel Batista Pereira Filho acatou a ação.

Julgou procedente o pedido para suspender a dissolução da Comissão Definitiva Municipal do MDB de Jandaíra e a constituição da nova Comissão Provisória Municipal, determinando o imediato restabelecimento do diretório anterior, presidido por Fábio Marinho. O magistrado da 62ª Zona Eleitoral ainda tornou sem efeito a convenção partidária do dia 27, devendo ser realizada nova convenção dentro do prazo legal, que é até 5 de agosto.

Governismo vai recorrer

Em nota assinada pela convenção do PT e MDB, divulgada por Marinha Marinho (PT), Reginaldo Vitorino (PT) e Roberto de Udo (MDB), o grupo disse ter sido surpreendido pela decisão liminar da Justiça Eleitoral e prometeu recorrer.

Segundo os políticos, Fábio Marinho “age de forma desrespeitosa aos pré-candidatos e pré-candidatas do MDB na cidade, contrariando a escolha democrática dos filiados do MDB, que homologaram a decisão de lançar as pré-candidaturas de vice-prefeito e dos vereadores e vereadoras na cidade.”

Ainda de acordo com a nota, Fábio Marinho vinha construindo a nominata do Republicanos para as candidaturas de prefeito e vereador de sua chapa, contrariando a resolução expedida pelo MDB estadual.

“Em respeito ao pré-candidato a vice-prefeito, Roberto de Udo, a todos os pré-candidatos do MDB e ao povo de Jandaíra, iremos recorrer da decisão para reverter essa ação equivocada”, apontou a nota.

Histórico de liderança 

Fábio Marinho tem uma longa trajetória política em Jandaíra. Foi vice-prefeito entre 1989 e 1992, sendo neste ano eleito para um mandato como prefeito. Em 2004 e 2008, disputou novamente o Executivo do município e venceu nas duas vezes. Já Marina, sua filha, ganhou a Prefeitura em sua primeira disputa eleitoral, em 2016, e se reelegeu em 2020.

Nos dois momentos, ela estava filiado ao MDB, tendo migrado para o PT em 2021.

Matéria do blog Toni Martins

terça-feira, 23 de julho de 2024

Jandaíra: Passando vergonha e virando piada, pesquisa que coloca o candidato do 10 com empate tecnico com o candidato do 13 recebe reforço do MP para não ser mais divulgada.

 


O Ministério Público do Rio Grande do Norte reforçou a proibição de divulgação de pesquisa eleitoral no município de Jandaíra (RN). O parecer do MPRN segue a decisão da Justiça Eleitoral de 27 de junho, que determinou que um blog local e o pré-candidato Ricardo Paulino retirassem do ar a pesquisa do instituto Qualitta Empreendimentos, registrada em 30 de maio com o número RN-01426/2024.

No parecer, o promotor de justiça, Leonardo Dantas Nagashima, argumenta que “ o número de entrevistados, de fato, não corresponde àquela apontada no registro da pesquisa eleitoral e, ainda que o representado aponte que as falhas foram meramente formais, tem-se que os dados informados não correspondiam à realidade – não, pelo menos, como apresentados – não podendo ser, portanto, utilizados”.

A decisão da justiça eleitoral de João Câmara foi tomada após ser identificado que foram entrevistadas mais pessoas do que o indicado no plano amostral.

Blog do Barreto

domingo, 21 de julho de 2024

Jandaíra: Hoje é o aniverário do homem familia, dos negocios bem sucedidos, pré-candidato a prefeito, Stênio Roque.

 


Hoje é dia do blog do Eurípedes Dias parabenizar esse grande homem, Stênio Roque, um cara familia, vencedor no mundo dos negocios, de bom coração, generoso, carinhoso, simples, humilde, bondoso que tem prazer em ajudar ao próximo, ele está comemorando mais um ano de vida! 

Parabéns! Stênio Roque que Deus te abençoe sempre que você continue sendo esse vencedor, continue assim esse ser maravilho que sonha em dias melhores para você, sua familia e o próximo. 

O pré-candidato a prefeito Stênio Roque vai comemorar seu aniversário hoje em Jandaíra em sua residencia, ele vai receber familiares e amigos para festejar mais um ano de vida. 





Em Jandaíra a insegurança pública perde socorro, um adolescente morto e outro baleado na noite deste sábado para o domingo, os assaltos e homicidios tomam conta da cidade do mel.

 


Não é de hoje que o município de Jandaíra não tem segurança pública, sempre tem um periodo de tranquiladade e depois vem as ondas de assaltos e homicidios, os assaltos e furtos e os homicidios voltaram para deixar o jandairense assustados.

Os últimos registros da violência foram um assalto em um mercadinho em Tubibal na zona rural do município e outro no posto de combustível em Jandaíra e na noite ontem (20) para a madrugada de hoje (21) dois adolescentes foram vitimas de tiros na rua do parque de vaquejada próximo do mercadinho Bom Jesus, segundo informações um adolescente de 14 anos foi morto e outro adolescente foi baleado com 7 tiros.

O adolescente baleado foi socorrido pela ambulancia do município que levou até a cidade de João Câmara e de lá a Samu levou para o hospital Walfredo Gurgel em Natal. 

Por volta das 03:00 hs da madrugada o ITEP esteve no local do crime e levou o corpo do adolescente morto. 

Infelizmente a insegurança voltou a mostrar a cara em Jandaíra! 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Jandaíra uma cidade tomada por urubus, sujeira e lixo essa realidade não aparece nos blogs, podcast e nem nas redes socias.

 


A cidade de Jandaíra está tomada pela sujeira, lixo, poda de arvores, matos, cobras, insetos, muriçocas, lama podre, restos de construções nas ruas, tudo isso tem chamado atenção dos urubus, hoje a cidade do mel já pode ser chamada de cidade mais suja do Rio Grande do Norte, cidade da sujeira e dos urubus.

A situção de sujeira e dos urubus nas ruas da cidade, até mesmo o prédio da prefeitura serve de poleiro de urubus, a prefeitura é o local preferido dos urubus, lá tem comida e tem onde eles pousarem com tranqulidade, isso não aparece nas radios, nos blogs, podcast, redes socias, mais a realidade é essa de Jandaíra. 

As arvores nas ruas e praças estão precisando ser podadas mais não são, as pesquisas diz que a prefeita Marina Dias Marinho tem 91% de aprovação e seu pré-candidato a prefeito tem 48% liderando com 20 pontos na frente, mais o que temos em Jandaíra é isso muita sujeira e urubus nas ruas. 



















segunda-feira, 1 de julho de 2024

Jandaíra: A prefeita Marina Dias Marinho poderá fica inelegível (ficha suja) assim como o seu pai o ex-prefeito Fábio Marinho.


Com o parecer prévio pela desaprovação das contas do município de Jandaíra referente ao ano de 2017 pelo o Tribunal de Contas do Estado, a melhor gestora que o município já teve a prefeita Marina Dias Marinho corre o risco de fica assim como o seu pai o ex-prefeito Fábio Marinho inelegível (ficha suja).

Para a prefeita Marina fica inelegível (ficha suja) a câmara municipal de Jandaíra precisa seguir o parecer do Tribuna de Contas do RN votar pela desaprovação, Marina ficará na mãos dos vereadores, por isso é muito importante a prefeita fazer a maioria na câmara nas eleições municipais agora em Outubro. 

Se caso a oposição fizer maioria na câmara municipal o risco pela desaprovação das contas de 2017 na casa legislativa será maior ainda. 

A prefeita Marina foi a primeira mulher a ser eleita e releita prefeita em Jandaíra, também corre o risco de ser a primeira mulher prefeita a ter suas contas desaprovadas e fica inelegível (ficha suja).