Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Em missa no interior da BA, padre anuncia que será pai e abandona batina

NELSON BARROS NETO / Folha de São Paulo
DE SALVADOR

"Por ironia do destino", como repete ao contar a história, o padre Gerônimo Moreira, 32, renunciou à batina para se casar. Há três meses, ele descobriu que será pai e, no último domingo (25), anunciou a decisão durante uma missa e publicou o texto em seu perfil no Facebook, horas depois.
O caso aconteceu na pequena Gavião (BA), município com menos de 5.000 habitantes, a cerca de 250 km de Salvador.
Reprodução/Facebook/Emilia Carneiro
Emília Carneiro e o ex-padre Gerônimo Moreira, 32; ele largou a batina para se casar
Emília Carneiro e o padre Gerônimo Moreira, 32; ele largou a batina para se casar

Moreira se encantou por uma jovem que frequentava e cantava em cultos da Igreja Matriz da cidade.
Desde maio, quando Emília Carneiro, 22, lhe disse que estava grávida, o padre já ensaiava o adeus. O casal se conheceu há seis anos, época em que Moreira ainda era seminarista.

"Sempre tive um grande carinho por ela e a nossa amizade foi cada vez mais crescendo e se fortalecendo", afirma. "Com o tempo, fui observando que, na nossa amizade, tinha algo a mais: o amor".
Ele diz que não queria "escandalizar a comunidade" e que errou ao esconder a situação até o momento.

"Mas, por ironia do destino, não aconteceu como eu pensava e nos envolvemos concretamente. Hoje, eu quero assumir a paternidade. Como padre não pode assumir a vida familiar conforme a norma atual da igreja, a partir de amanhã, dia 26 de agosto, não exercerei mais o Ministério Sacerdotal", declarou Moreira, ao final do culto.
Na tarde seguinte, apresentou pedido de dispensa "dos deveres do estado clerical" ao bispo da diocese da vizinha Serrinha, dom Ottorino Assolari. Agora, aguardará permissão do papa Francisco para se casar.

Funcionária pública em Gavião, Emília comemora "estar livre" para assumir o relacionamento e a gravidez. A "mulher do padre" faz faculdade de letras e diz que, embora tenha havido "algumas divergências nas ruas", a maioria das pessoas tem apoiado os dois. "Estamos bem mais tranquilos", diz.

Moreira se preocupa com a reação dos fiéis. Desculpou-se na missa e solicitou orações para ele e Emília.
"Peço que não deixem que esta minha postura venha afetar a fé de vocês. Quero lembrar que cometi um pecado e não um crime", declarou.

Dois acidentes na Via Costeira com registro de feridos

Fotos Thaísa Galvão

Por volta das 13h30 uma colisão frontal entre dois veículos ocorreu na Via Costeira altura de Areia Preta. No acidente apenas danos materiais.

 Ainda na Via Costeira um outro acidente nas proximidades do CPRE com registro de feridos sentido Ponta Negra. No sinistro equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros estiveram no local e resgataram duas vítimas que ficaram presas às ferragens sendo removidas em estado estável de saúde para o hospital Clóvis Sarinho. Tráfego segue lento no local. (fotos)


Fotos: Fred Queiroz - Blog do BG
POR VIA CERTA NATAL

Seca prolongada reduz drasticamente nível da água nos reservatórios do Rio Grande do Norte


Guamaré... Incêndio em planta de querosene de avião aumenta preocupação dos trabalhadores


O acidente na tarde de 4ª feira felizmente não deixou vítimas
Trabalhadores e trabalhadoras lotados no Polo Guamaré (RN) estão bastante apreensivos. Na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, um incêndio na planta de QAV (querosene de aviação) gerou um grande susto.

O acidente começou por volta das 15h20, não deixou vítimas e as causas são desconhecidas. 

A Petrobrás ainda não se manifestou.

A unidade está funcionando com carga máxima, uma vez que uma segunda planta que operava no local foi recentemente desativada. 

Os trabalhadores têm reclamado do contingente pequeno e já denunciaram a existência de constantes vazamentos.

Em tempo: Ainda hoje, os trabalhadores do Polo Guamaré se reúnem para tratar do acidente e organizar a forma de participação na mobilização do Dia Nacional de Luta (30 de agosto), em defesa da pauta da classe trabalhadora e contra o PL 4330. – Com informações do Sindipetro RN

Toni Martins

Ruas de Carnaubais viram palco de protestos


Na parte da manhã servidores do município aderiram a Parada Nacional e desceram a ladeira para reivindicar direitos da categoria.

À tarde alunos, pais, professores e políticos protestaram contra a falta de professores nas escolas da rede estadual de ensino.

Por Toni Martins

Policiais de Guamaré intensificam buscas a dois bandidos em matagal armados com armas calibre 12.

Dois bandidos tomaram uma moto de assalto no distrito de Baixa do Meio ontem ( 30 de Agosto) pela manhã. Com a motocicleta, eles pretendiam assaltar comércios, mas a ação foi frustrada com a presença da ronda ostensiva feita por uma viatura da polícia.
Segundo testemunhas, os dois criminosos se encontravam armados na comunidade com armas calibre 12. Há informações que a intenção não era somente assaltar o comercio local, mas eliminar comparsas.
De acordo com o Subtenente Luiz Carlos de Souza, que comandou as buscas com o apoio do Sd-Albuquerque e Sd-GA Hissa.
Os meliantes ao ver a viatura da policia ainda no distrito, eles conseguiram se evadiram do local, foi neste exato momento que se iniciavam uma perseguição da policia dentro do matagal, próximo ao assentamento encruzilhada.
Foram momentos de muita tensão para a reportagem, pois os bandidos abandonaram a moto e entraram no mato atirando contra a polícia.
Por cerca de 20 minutos, fiquei escondido buscando a melhor imagem debaixo da viatura da polícia com colete a prova de bala.
O mato fechado dificultou uma ação mais efetiva por parte dos agentes. Os bandidos conseguiram fugir com as armas.
O subtenente Luiz Carlos disse à reportagem que não vai desistir das buscas enquanto não encontrá-los, pois os mesmos já são velhos conhecidos da policia. “é uma questão de paciência e tempo” disse o Subtenente.
Aguardem novas informações sobre este caso, os acusados poderão ser presos a qualquer momento.
Por Guamaré em Dia

João Câmara: É hoje na AABB Pisada Prime. Vai ser estouro!!!



#PISADAPRIME 31/AGO à partir das 22 horas, na AABB em João Câmara/RN
#Atrações: *@pisadafederal Jonas Felipe *Paredão nos intervalos * Forrozão MeNamora Andrei Torres
VENDAS : Leidy Moda Griff - João Câmara , compre antecipada a R$10,00 e ganhe o CD promocional de Agosto do Forrozão me Namora.
INFORMAÇÕES: WhatsApp 9403-0329 / 9424-4587

REUNIÃO ENTRE AGRICULTORES EM PARAZINHO/RN


Neste dia de campo, Promovido pela secretaria de Agricultura de Parazinho/RN com total apoio do Prefeito Marquinhos, foi Firmado e relembrado todo compromisso que nosso Prefeito tem com nosso produtor rural , na ocasião da abertura realizada pelo secretário Wallace Soares , na presença do Prefeito Marquinhos, do Diretor presidente da EMPARN: Jose Geraldo Medeiros, EMATER o gestor Regional : Elton Dantas, Dogival técnico da EMATER de Parazinho/RN, Dr. Joao Maria pesquisador da EMBRAPA, Sub secretário de agricultura de Parazinho/RN: Lindemberg (Nino) o secretario deixou claro que este dia é a continuidade de muitas ações que já estão em curso e que agora começa a ter prática, que o homem do campo é responsável por toda a alimentação que chega as mesas de todos brasileiros não pode ser esquecido ou visto como um pedinte, que nós somos capazes de produzir e ser empreendedores do meio rural , apos as palestras houve um almoço de confraternização e todos saíram do encontro muito motivados e cientes das responsabilidades que temos para que as ações venham a acontecer. Por fim esta claro que o governo de Marquinhos trabalha e não ira medir esforços para que nosso povo tenha vez.

Parazinho.com




Corte de terra "gera frutos" na Agricultura Familiar de Parazinho-RN


A Agricultura Familiar é um importante segmento do Agronegócio do País, sendo grande geradora de empregos no campo e responsável pela maior parte da produção que abastece o mercado interno, ou seja, cerca de 70% dos alimentos consumidos nos lares brasileiros.


Os produtores familiares respondem, ainda, por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, desempenhando papel crucial na economia de um grande número de municípios, o que a torna indispensável para o desenvolvimento do Brasil.


Em Parazinho um Agricultor local que mesmo no estado de calamidade, existe a possibilidade de sucesso em agricultura. Já colhendo os bons resultados de uma boa gestão. Os agricultores de Parazinho fazem festa pela boa colheita que apesar da seca e do município encontrar-se no estado de calamidade. 


Tiveram total apoio do prefeito Marcos Antônio Oliveira e do secretário Wallace Soares os Cortes de terra em que conseguiram  aumentar expressivamente o número de beneficiados triplicando a demanda de terra cortada. 


Com o apoio da Prefeitura Municipal, representada na pessoa de Marcos Antônio de Oliveira o senhor RAMILSON exibe o resultado de muito trabalho e dedicação.

Parazinho/RN

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nelter pede que CAERN suspenda cobrança de água em Jucurutu, Equador e Ipueira


Vazamento da CAERN em Jandaíra, aonde a população vem sofrendo sem água e pagando conta 

Aniversariante do dia de ontem 29 de Agosto de 2013, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) fez solicitação ao diretor da CAERN, Yuri Pinto, para suspender a cobrança da tarifa de água de todas as residências e estabelecimentos das cidades de Jucurutu, Ipueira e Equador, que estão passando por um colapso em virtude da falta de água.
Nos três municípios o abastecimento está sendo feito através de carros-pipa, e no caso de Jucurutu, terá início a construção de uma adutora trazendo água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, por força do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que atendeu a reivindicação de Nelter.
Informações do blog do bg
Nota do Blog do Eurípedes Dias
Aqui na cidade de Jandaíra esta do mesmo jeito, a CAERN não abastece normalmente as residencias tem um remanejamento de 24 horas aonde dia tem água e no outro não, tem ruas que nem chega água por lá.
 O pior é a população ver rios nas ruas com os vazamentos da empresa, ver a prefeitura que não tem não com o problema mais que também não vai deixar a população morrer sem água vem fazendo o abastecimento através de carro pipa por conta do município, e a população todo mês pagando por uma água que não chega.
Bem que a empresa deveria corta pela metade a taxa basica da água aqui em Jandaíra, já que os poços não tem vazão para abastecer da forma correta o município.

Bater na mulher será considerado crime de tortura, aprova Senado


O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira quatro projetos sugeridos pela CPMI da Violência contra a Mulher. Entre os projetos está o que garante o pagamento de um benefício temporário pela Previdência às vítimas de violência; outro que classifica esse tipo de violência doméstica como crime de tortura; o que prevê atendimento especializado no SUS às vítimas; e o que exige rapidez na análise do pedido de prisão preventiva para os agressores. Esses projetos seguem para a Câmara.
Outros três projetos serão encaminhados ao exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ): O que estabelece o feminicídio como agravante do homicídio; o que cria o Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; e o que destina parte dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional à manutenção de casas de abrigo que acolham vítimas de violência doméstica.
O projeto preparado pela CPI que pede a criação de um auxílio transitório “decorrente de risco social provocado por situação de violência doméstica”, aprovado hoje, prevê que o modelo desse benefício seja o dos auxílios pagos atualmente pela Previdência Social nos casos de afastamentos por acidentes de trabalho, por exemplo. O tempo de pagamento do benefício seria definido pela Justiça, nos termos da Lei Maria da Penha. O projeto propõe, como uma das fontes de custeio, a criação de uma arrecadação a ser feita pelo agressor.
Entre os projetos que não foram ainda aprovados está a criação da figura jurídica do feminicídio, que prevê inclusão do termo no Código Penal, como um qualificador nos casos de homicídio. Pelo texto, a pena para esses casos seria aumentada para entre 12 e 30 anos, e o feminicídio estaria configurado nos casos de assassinatos de mulheres em que haja relação de afeto ou parentesco entre agressor e a vítima; prática de violência sexual no crime; e mutilação ou desfiguração da vítima.
A criação de casas de acolhimento de mulheres em situação de violência também será analisada pela CCJ. Segundo o texto, os recursos arrecadados com multas definidas em condenações pela Justiça em processos criminais que envolvam violência doméstica e familiar devem ser aplicados na manutenção de casas de abrigo destinadas a acolher vítimas dessa violência. Esses recursos também podem ser usados para arcar com parte dos benefícios criados para esse grupo. O relatório da CPMI não informa as outras fontes de recursos para a criação dos benefícios.
O grupo que dentro da CPI ficou responsável pela criação dos projetos de lei era formado pelos deputados Marina Sant’Anna (PT-GO), Dr. Rosinha (PT-PR), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e pela Senadora Ana Amélia (PP-RS). Mas as propostas contaram com apoio de movimentos sociais. Segundo a CPMI, foram consultadas para criar os projetos as mesmas ONGs ouvidas na elaboração da Lei Maria da Penha.
O Globo

OFICIAL: PMDB deixa o governo Rosalba

Do Blog de Diógenes Dantas

Após dois anos e sete meses de parceria administrativa e política com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), os líderes do PMDB anunciaram nesta sexta-feira (30) o rompimento com o governo.
A decisão foi anunciada após reunião com os correligionários, prefeitos, deputados estaduais, federais e os líderes do partido Henrique Alves (PMDB) e o senador Garibaldi Alves (PMDB).
Os 16 representantes do partido votaram pelo rompimento e receberam apoio dos demais integrantes da cúpula peemedebista no Rio Grande do Norte.
Os cargos do PMDB no Governo do Estado devem ser entregues na próxima semana, começando pelas pastas da Agricultura e Emater.
Sobre 2014, o partido anunciou que tem planos para a disputa majoritária com nome do partido.

VÍDEO: Veja como funcionários dos Correios tratam as encomendas em Niterói-RJ




Um morador de Niterói-RJ flagrou o tratamento que funcionários do Centro de Distribuição dos Correios daquela cidade dá as encomendas que chegam lá. Um verdadeiro absurdo.
Veja:

Prefeituras vão demitir médicos para receber equipes do Mais Médicos


Para aliviar as contas dos municípios, médicos contratados por diferentes prefeituras no país serão trocados por profissionais do Mais Médicos, programa do governo Dilma Rousseff (PT) para levar estrangeiros e brasileiros para atendimento de saúde no interior e nas periferias.
Na prática, a medida anunciada à Folha por prefeitos e secretários de saúde pode ameaçar a principal bandeira do plano: a redução da carência de médicos nesses lugares.
A reportagem identificou 11 cidades, de quatro Estados, que pretendem fazer demissões para receber as equipes do governo federal. Segundo as prefeituras, essa substituição significa economia, já que a bolsa de R$ 10 mil do Mais Médicos é totalmente custeada pela União.
O plano de Dilma foi lançado em julho e provocou polêmica na classe médica principalmente devido à vinda de estrangeiros –incluindo 4.000 cubanos, que devem ser deslocados para 701 cidades que não despertaram interesse de ninguém na primeira fase do Mais Médicos.
Outro atrativo alegado por prefeituras para a troca de equipes é a fixação desse novo médico no município por um período mínimo de três anos. Prefeitos reclamam da alta rotatividade dos médicos, que não se adaptam à falta de estrutura nessas localidades.
As cidades que já falam em trocar suas equipes estão no Amazonas (Coari, Lábrea e Anamã), Bahia (Sapeaçu, Jeremoabo, Nova Soure e Santa Bárbara), Ceará (Barbalha, Cascavel, Canindé) e Pernambuco (Camaragibe).
Hoje, as prefeituras recebem da União cerca de R$ 10 mil por equipe no programa Saúde da Família. Complementos de salários e encargos, porém, são pagos com recursos de cada cidade.
Um exemplo é Coari, no Amazonas, a 421 km de barco de Manaus, onde a prefeitura paga R$ 25 mil para médicos recém-formados e R$ 35 mil para os especialistas.
“Somos obrigados a pagar esse valor ou ninguém aceita. Vamos tirar alguns dos nossos médicos e colocar os profissionais que chegarão do Mais Médicos”, diz o secretário da Saúde, Ricardo Faria.
A prefeitura diz que vai demitir um médico de seu quadro para trocá-lo por outro que chegará já na primeira fase do programa federal.
Plano igual ao de Lábrea (a 851 km de Manaus), que tem seis médicos. “Pago R$ 30 mil para cada um deles. [Substituí-los] diminuiria os gastos da prefeitura”, diz o prefeito Evaldo Gomes (PMDB).
13241786
Editoria de arte/Folhapress
Folha

Com salários atrasados, jogadores do Alecrim se viram para conseguir almoçar


Alguns jogadores do Alecrim estão passando por dificuldades no alojamento do clube. Sem receber salários há quase dois meses, eles estão tendo que se virar até mesmo para almoçar.
Na quarta-feira passada, sem a comida que a diretoria alviverde normalmente oferece, alguns atletas do time profissional e do sub-20 tiveram que ratear entre eles a compra de arroz e ovo para poder almoçar.
A informação foi confirmada pela direção do clube, que disse, no entanto, que a situação da alimentação foi regularizada no dia seguinte.
De acordo com o clube, esse problema e o do atraso nos salários estão acontecendo porque um patrocinador do Alecrim ainda não efetuou o repasse de recursos que faz todo mês. O clube acredita que poderá pagar os jogadores ainda nesta sexta-feira.

Por Blog do BG

FOTOS: Chuvas em Natal causam alagamentos, transtornos e baixa visibilidade


As persistentes pancadas de chuvas que atingem Natal desde essa quinta-feira (30), ligam o sinal de alerta para os motoristas, devido à baixa visibilidade, além de vias alagadas, possibilitando a quebra de veículos ou cobertura de buracos.
Em todas as zonas da capital, pontos de alagamentos foram registrados, e alguns locais começam a ficar intransitáveis. Confira abaixo algumas imagens:
111112223333333444445555555
Fotos: Via Certa Natal

"Mulher de Henrique" é acusada de espalhar boato sobre saúde da presidente Dilma Rousseff

Laurita Dilma e Henrique
Laurita Arruda, além de ser companheira de Henrique Eduardo Alves, ela também é filha de Cassiano Arruda, um dos melhores amigos do senador José Agripino. Foto: Divulgação
Jornalista potiguar, Laurita Arruda tem pago pela popularidade do cônjuge dela, o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB. Depois de ver uma publicação sobre o futuro político da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, ganhar destaque pela proximidade que ela tem de figuras importantes da gestão estadual, agora a "mulher de Henrique" viu uma postagem sobre a saúde da presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, ganhar destaque nacional. Isso porque, segundo o site 247 (http://www.brasil247.com/), Laurita Arruda estaria espalhando boatos sobre a saúde da gestora federal no Twitter.
"Se a relação da presidente Dilma Rousseff com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), nunca foi das melhores, a nova esposa do parlamentar, Laurita Vaz, nada faz para aprofundá-la. Na noite de ontem, assim que soube, pela Folha, que a presidente Dilma Rousseff havia passado no Sírio-Libanês para realizar exames de rotina, Laurita, que se define como 'jornalista, blogueira, ex-advogada e observadora da cena em busca da verdade', espalhou, pelo Twitter, boatos sobre a saúde de Dilma. 'Cateterismo segundo soube... nada de rotina', disse ela, sendo retrucada por um seguidor: 'será Deus dando uma forcinha?'", abriu o texto o site 247.
A postagem feita na manhã de hoje no site, instantes depois da publicação de Laurita Arruda no blog dela, afirma que "se Dilma tivesse, efetivamente, sido submetida a um cateterismo, ela ainda estaria em recuperação – e não embarcando para o Suriname, onde participará da cúpula da Unasul", comentou o site, que é consideravelmente opinativo, trazendo comentários de jornalistas que o compõem, como o Leonardo Attuch (da revista Istoé), Marco Damiani e Luis Pellegrini.
Em seguida, a postagem sobre o assunto confronta as informações de Laurita com a notícia divulgada pela Agência Brasil. "A presidenta Dilma Rousseff aproveitou a agenda de ontem (29) em Campinas (SP) e, antes de retornar a Brasília, foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde fez exames de rotina, informou a Secretaria de Comunicação da Presidência. Foi no Sírio-Libanês que Dilma fez tratamento para combater um câncer no sistema linfático, diagnosticado no início de 2009?, repetiu o site, acrescentando que "com a decisão de ir ao hospital, a chegada da presidenta a Brasília, que estava prevista para as 18h, acabou ocorrendo somente às 21h40. Hoje, às 8h45, Dilma embarcou para Paramaribo, capital do Suriname, onde participa da reunião de cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul)", conforme foi publicada na Agência Brasil.
No início do mês, outra postagem de Laurita Arruda causou repercussão: a que tratou da possibilidade da governadora Rosalba Ciarlini, se afastar da gestão estadual para disputar a Prefeitura de Mossoró, contando com um possível afastamento da atual gestora municipal, Cláudia Regina, que vive a possibilidade de ser cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ser afastada do cargo.
Laurita Arruda ganhou força nessa situação porque, além de ser companheira de Henrique Eduardo Alves, ela também é filha de Cassiano Arruda, um dos melhores amigos do senador José Agripino, senador e presidente nacional do DEM, partido da atual gestora estadual e marqueteiro do Governo Rosalba.
Com informações do Jornal de Hoje

Jandaíra: Imagens e informações sobre a explosão ao caixa do Bradesco na cidade.

 Na madrugada desta sexta feira, dia (30), bandidos tentaram explodir o caixa eletrônico da agencia do Bradesco do município de Jandaíra.

 O fato aconteceu por volta das 02h30min, mas, ação foi frustrada pelos policiais da 1ª CIPM, que conseguiram a tempo evitar a ação criminosa dos bandidos.

 Segundo informações colhidas no local, eram cerca de oito indivíduos em dois carros fortemente armados.
Para dificultar a comunicação com órgãos de segurança os bandidos cortaram o fio de telefone da delegacia, além de um dos veículos ter permanecido em frente a DP da cidade enquanto os outros criminosos explodiam o caixa.
 
De acordo com o Sargento Dimas, responsável pelo o destacamento da cidade,  os bandidos ainda acenderam o pavio de uma banana de dinamite, e apenas parte do explosivo foi detonada, a outra parte ficou próximo ao caixa eletrônico.
 Policiais de Guamaré sob o comando do Subtenente Luiz Carlos de Souza e do GTO de Macau sob o comando do Aspirante Inácio, deram apoio à operação em busca dos criminosos.



Após varias diligências, um dos veículos modelo Polo de Placa NNY 8996 de Natal de cor cinza foi encontrado abandonado em uma estrada carroçal, que liga Jandaíra a Guamaré e Baixa do Meio.

A polícia militar isolou o local e a área para realização da pericia.
Uma equipe do BOPE também esteve no local para realizarem os procedimentos a fim de retirarem a banana de dinamite do caixa eletrônico.
Segundo a polícia, depoimentos de testemunhas e vestígios encontrados no veiculo faz surgi fatos novos.
Neste exato momento os agentes estão em diligencia em busca de alguns suspeitos.
Fotos do blog do Eurípedes Dias e texto do blog Guamaré em Dia que passou a madrugada acompanhado o fato.

Parabéns, para você secretario de finanças.

O nosso aniversariante do dia é Netinho ( o da direita da foto ) com seu irmão Stênio em Brasilia

O blog do Eurípedes Dias, parabeniza nesta sexta-feira 30 de Agosto de 2013, o Netinho Viturino secretario de finanças do município de Jandaíra pelo seu aniversário. 

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.
Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.

Linda homenagem ao Dia do Blogueiro.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Estresse pode desencadear paralisia facial, assim como desencadeou no blogueiro Eurípedes Dias.



No caso deste blogueiro Eurípedes Dias, foi o stress que causou a paralisia facial segundo o médico

O susto e o desespero podem tomar conta de uma pessoa que, ao acordar, se olha no espelho e verifica o rosto paralisado, mas especialistas pedem calma. No Brasil, cerca de 50 mil pessoas são afetadas por ano pela paralisia facial. 


A disfunção pode ser provocada pelo estresse, por infecção viral, trauma na face, compressão de nervo, diabetes, chamada de periférica. Ou, entre outros motivos, por AVC ou a presença de um tumor, conhecida como paralisia central, o que compromete a vida do portador. Um indivíduo com paralisia terá dificuldade em transmitir suas emoções para o 
mundo exterior.

O distúrbio causa a perda temporária ou permanente da sensibilidade dos músculos da face, ou perda da capacidade de mover ou controlar os movimentos. Nessas horas, é necessário procurar ajuda de um profissional especializado. De acordo com a fisioterapeuta Mariana Borges Teixeira, no caso de paralisia facial periférica, a recuperação pode levar de um a dois meses. Já a central tem recuperação variável, sendo possível chegar à cura.

Há prejuízos na fala, em se alimentar e, principalmente, na parte ocular, como dificuldade em fechar e abrir os olhos.

O estresse é destaque entre os principais fatores desencadeantes da atualidade. Mariana esclarece que a paralisia facial, muitas vezes, manifesta-se sem causa conhecida, mas herpes zoster, choque térmico, traumas e neoplasias também geram o distúrbio. A fisioterapeuta alerta que a incidência da paralisia facial aumenta com a idade. “De 10 a 19 anos, é mais comum em mulheres. As gestantes têm três vezes mais risco de desenvolver o distúrbio e 10% dos pacientes têm histórico 
familiar”, revela.

Recuperação. Em alguns casos é necessário que a pessoa reaprenda hábitos simples, como falar, se alimentar, movimentar os olhos ou mesmo as expressões faciais. “Os músculos da face comprometidos impedem estas ações e por isso são feitos exercícios específicos para isso, com acompanhamento médico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo”, afirma.

Mariana explica que o tratamento deverá ser adaptado e personalizado em função do déficit e da colaboração do paciente. “O tratamento pode durar de 15 dias a três semanas, nas paralisias faciais pouco severas, e até 4 anos, nas formas mais graves. 

Massagem, eletroestimulação, reeducação dos músculos da face, método Kabat, estimulação com gelo e exercícios faciais, através de jogos ou brincadeiras, são os mais indicados”, revela a fisioterapeuta. 
E para obter 100% da recuperação, é importante ter força de vontade, uma vez que se não houver melhora após 15 dias de tratamento há uma grande probabilidade de sequelas.   

Pedra Grande/RN: População dispõe de mais de 120 tipos de medicamentos gratuitos.

Pedra Grande/RN: População dispõe de mais de 120 tipos de medicamentos gratuitos.
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN

Pedra Grande/RN: População dispõe de mais de 120 tipos de medicamentos gratuitos.
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN
Pedra Grande/RN: População dispõe de mais de 120 tipos de medicamentos gratuitos.
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN

A Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Grande/RN, na gestão do prefeito Marcos Luiz Pereira(Marcão), oferece gratuitamente mais de 120 tipos de medicamentos à população, fora os controlados e injetáveis. Remédio para hipertensão, diabetes, depressão, infecções e verminoses, cólicas, enxaquecas, queimadura, inflamações, além de anticoncepcionais e preservativos masculinos são alguns dos itens disponíveis na farmácia municipal, localizada no Centro da cidade. A farmácia abre todos os dias, de segunda a quinta, pela manhã, de 07:00h às 11:00h e a tarde de 13:00h às 17:00h, já na sexta o atendimento é até meio dia.

O sistema atende, em média, 1.000 mil  pessoas por mês. De acordo com os princípios do SUS, toda pessoa tem direito ao medicamento gratuito, desde que apresente a carteira de saúde do Posto acompanhada do receituário médico na farmácia de referência, isto é, a mais próxima do posto, onde o usuário está cadastrado.

Pedra Grande/RN: População dispõe de mais de 120 tipos de medicamentos gratuitos.
Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN

A Farmacêutica do Município, Jane Cristina, informa que não há falta de medicamentos nas unidades e alerta para a responsabilidade do paciente em armazenar e usar corretamente o medicamento, conforme orientação médica. “É preciso que a população valorize esses benefícios, porque saúde não tem preço, mas tem custo”, diz.